interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Tuesday, November 01, 2005

Agricultura e Ecologia na Amazônia

.
.
Produtores do Mato Grosso se unem a ONG para recuperar áreas de conservação

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) desenvolve no Mato Grosso um projeto de pesquisa que garante a preservação do meio-ambiente em áreas agrícolas ao mesmo tempo em que garante competitividade aos produtores. Esse trabalho vem sendo desenvolvido, em parceria, com a Aliança da Terra, uma nova organização não-governamental dedicado ao fomento da gestão sócio-ambiental em propriedades rurais em Mato Grosso.

.

Em todo o mundo, é cada vez maior a exigência da qualidade sócio-ambiental dos produtos agrícolas – grãos ou carne. Compradores internacionais exigem que os produtores apresentem uma evidencias de que a produção não implica em danos ao meio-ambiente.

.

Produtores agrícolas de Mato-Grosso começam a se conscientizar da importância da adoção de “boas práticas” de gestão sócio-ambiental das suas propriedades através da percepção de que um melhor manejo ambiental de suas propriedades, bem como o cumprimento das leis trabalhistas, potencializará o acesso a grandes mercados, um melhor preço de seus produtos e a proteção de suas propriedades contra a reforma agrária.

.

O resulto dessa nova consciência ambiental por parte dos agricultores-industriais é a efetiva redução ou reversão dos impactos ecológicos negativos do agro-negócio.

.

O IPAM, com o objetivo de documentar as práticas ecológicas adequadas, iniciou uma análise intensiva de campo em uma fazenda de 82.000 hectares, a Fazenda Tanguro, de propriedade do Grupo André Maggi. O objetivo do trabalho é medir o desempenho ambiental de diversas práticas de manejo e identificar formas de melhorar esse desempenho. Neste monitoramento esta incluindo a restauração de APPs-Áreas de Preservação Permanentes, e o maior experimento de incêndios florestais tropicais do mundo. Um componente central da “Campanha de Boas Praticas na Agropecuária” do IPAM.

.

Entrevistas de campo na região de Canarana documentaram diversas práticas de manejo para proteger seus recursos naturais já empregadas por produtores. Como exemplo, criação de zonas de 500 metros ao redor das APPs de produtores de soja onde a aplicação de compostos químicos aéreos é proibida.

.

A princípio, o IPAM iniciou seu trabalho de boas práticas em apenas uma fazenda. Hoje, já têm o compromisso de estar iniciando o trabalho em mais três fazendas que querem ser incluídas na rede de propriedades modelos de boas práticas.

.

Nos seminários que o IPAM tem participado e apresentado o seu trabalho de boas práticas de manejo de recurso natural em propriedade de agroindústria, o número de proprietários interessados em adotar essas práticas tem sido crescente.

.

.

A Amazônia no caminho da transição agrícola mundial - OBS: disponível para download em nosso servidor no formato Adobe Acrobat PDF. (download)

.

Campanha de Boas Práticas na Agropecuária do Mato Grosso - OBS: disponível para download em nosso servidor no formato Adobe Acrobat PDF. (download)

.

Neste documento, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), em colaboração com o Woods Hole Research Center, apresentam um breve resumo do contexto global do desmatamento na Amazônia e identificam as oportunidades atuais para se ordenar o uso de recursos naturais na região através do mercado global. As considerações explicitadas aqui são complementares àquelas relacionadas ao ordenamento da expansão da fronteira agrícola na Amazônia e apresentada em publicação do IPAM em 2004.

.

Fonte: Ipam

.
.
http://www.ipam.org.br/noticias/ler_novidades.php?l=1&nid=125&session_id=9b5193502b808e6e4144e19c0fc32c58
.
.
.
.

No comments:

Post a Comment