interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Wednesday, May 09, 2007

Trabalho escravo no Brasil





MEMÓRIAS DO TRABALHO ESCRAVO
por Josino Moraes em www.diegocasagrande.com.br



Por outro lado...





The hunt for slave outposts in the Amazon
By Andrew Downie www.csmonitor.com


Não é por que o Josino contratou bóias-frias para limparem o terreno de seu pai que o "trabalho escravo" não exista neste país. Existe sim a chamada "escravidão por dívida", aquela na qual se eu não quitar minha dívida com trabalho, não posso deixar o emprego. Ora, nossa sociedade se baseia numa premissa: a do contrato. Qual é o contrato que pune um trabalhador com a obrigação de terminar o serviço com a prisão, além da simples demissão?


O que se esquece é que nosso sistema é baseado em uma "coisinha" chamada de LEI. Detalhe que é rotineiramente desprezado para justificar uma opção ideológica.


Imagine o leitor que algum de nós queira romper um contrato. Sanções ocorrerão e poderão ser na forma de multas, suspensões, penalizações etc., mas nunca na prisão.

Não é por que este é um tema intensamente explorado por nossos socialistas e oportunistas na mídia que devemos nos calar sobre a ausência do marco legal só por que queremos nos opor por opor. Isto não deveria servir para enganar quem se pauta pelo respeito à propriedade privada, isto é, a Lei. E não há propriedade nem lei sem seu sustentáculo: o livre-arbítrio que decide continuar ou não trabalhando em determinadas condições.

No comments:

Post a Comment