interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Sunday, June 10, 2007

Capitalismo e Socialismo


...


 "É divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: admiram o socialismo de Fidel Castro, mas adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar - bons cachês em moeda forte; ausência de censura e consumismo burguês. Trata-se de filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca-Cola..."

- Roberto Campos



 "O socialismo é avaliado pelo que promete. O capitalismo é julgado pelo que realiza."

- Michael Kalecki, economista polonês



 "O capitalismo não é um bom sistema, mas ninguém inventou coisa melhor."

- Lech Wałęsa, ex-presidente polonês



 “Nenhuma nação jamais foi arruinada pelo comércio, mesmo quando parece ser muito desvantajoso.”

- Benjamin Franklin



 “Capitalismo é baseado no auto-interesse e auto-estima; mantém a integridade e a confiança como virtudes cardeais e fazem essas compensarem no mercado, portanto demandando que os homens sobrevivam por meios da virtude, não dos vícios. É esse sistema moral superior que os estatistas do bem-estar social propõem melhorar por meios de leis preventivas, burocratas desmotivados e pelo bastão do medo.”

- Alan Greenspan, ex-presidente do FED (Banco Central dos Estados Unidos)



 “Preços são importantes não porque o dinheiro é considerado essencial, mas porque os preços são uma rápida e efetiva forma de transmitir informação por uma vasta sociedade na qual o conhecimento fragmentado precisa ser coordenado.”



 “A primeira lição da economia é a escassez: nunca há coisas suficientes para satisfazer todos aqueles que as querem. A primeira lição da política é negligenciar a primeira lição da economia.”

- Thomas Sowell, economista americano



 “Alguns vêem a iniciativa privada como um predador a ser morto, outros como uma vaca a ser ordenhada, mas poucos são aqueles que o vêem como um cavalo forte puxando a carroça.”



 “O vício inerente do capitalismo é a distribuição desigual de suas bênçãos; a virtude inerente do socialismo é a distribuição igual de suas misérias.”

- Winston Churchill, primeiro ministro do Reino Unido



 “Qualquer um que diz que a competição econômica representa a ‘sobrevivência do mais apto’ no sentido da lei da selva, mostra uma clara evidência de sua falta de conhecimento de economia.”

- George Reisman, economista americano



 “Existem duas maneiras, ou meios, e apenas dois, pelos quais as necessidades e desejos de um homem podem ser satisfeitos. Uma é a produção e troca de riqueza; esse é a maneira econômica. A outra é a apropriação não compensada da riqueza produzida por outros; essa é a maneira política.”

- Albert Jay Nock



 “Se uma troca entre duas partes é voluntária, ela não acontecerá ao menos que ambos acreditem que serão beneficiados dela. A maioria das falácias econômicas deriva da negação desta simples idéia, da tendência em achar que existe um bolo, e que uma parte só pode ganhar se outra parte perder.”



 “A maior fonte de objeção para com a economia livre é precisamente que ela dá ao povo o que ele quer ao invés de dar o que grupos particulares (ideólogos, partidos, políticos) pensam que o povo quer.”

- Milton Friedman, prêmio Nobel de economia



 “Todas as pessoas, não importa quão fanáticas elas sejam em seu zelo por depreciar e lutar contra o capitalismo, implicitamente prestam homenagem a ele por clamar apaixonadamente pelos produtos que ele cria.”

- Ludwig Von Mises, economista austríaco



 “Capitalismo não é um sucesso. Não é inteligente, não é bonito, não é justo, não é virtuoso – e não distribui os bens. Resumindo, nós desgostamos dele, e estamos começando a desprezá-lo. Mas quando pensamos no que colocar no lugar dele, ficamos extremamente perplexos.”

- John Maynard Keynes



 “Acreditar no capitalismo não é acreditar em crescimento, na economia, ou na eficiência. Por mais desejáveis que estas sejam, elas são apenas o resultado. Acreditar no capitalismo é, fundamentalmente, acreditar na humanidade.”

- Johan Norberg, escritor sueco proponente da globalização econômica e das liberdades individuais

No comments:

Post a Comment