interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Sunday, August 07, 2005

Israel

.
.
04/08/2005 - 13h35
Palestinos comemoram plano de retirada de colônias judaicas de Gaza

da Folha Online

Mais de dez mil palestinos participaram de uma manifestação nesta quinta-feira para comemorar a retirada das colônias judaicas de Gaza e da Cisjordânia, que deve começar em 15 de agosto próximo, e que vai resultar na remoção de mais de 9.000 israelenses dessas regiões. A manifestação contou com a presença do primeiro-ministro palestino, Ahmed Korei, e do ministro de Assuntos Civis da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mohammed Dahlan.
Em um pronunciamento durante a manifestação, Korei afirmou que "após 38 anos de ocupação, eles [os israelenses] estão saindo, e não vão mais voltar", informou nesta quinta-feira o jornal israelense "Haaretz". O primeiro-ministro também citou o líder palestino Iasser Arafat, morto em novembro, dizendo que "todos os palestinos são filhos" do antigo dirigente da ANP.
Líderes de grupos extremistas palestinos defendem a idéia de que os ataques contra israelenses conseguiram fazer com que o governo de Israel cedesse e saísse desses territórios. A ANP, entretanto, diz que o plano de retirada é "uma vitória" dos negociadores palestinos que trabalham no processo de paz.
Segundo o "Haaretz", manifestantes traziam grandes cartazes com fotos de Gaza e do mar Mediterrâneo, além de imagens da mesquita de Al Aqsa em Jerusalém Oriental --o terceiro lugar santo do islã, depois de Meca e Medina-- e fotos de militantes palestinos mascarados, carregando rifles.
No meio de milhares de manifestantes, o deputado Kamal al Shrafi, responsável pelo Comitê Popular de apoio à retirada de Gaza, disse que "esses dias são históricos porque o povo palestino ficará livre da ocupação israelense".
Bandeiras
"Cerca de 20 mil bandeiras palestinas serão colocadas nas colônias israelenses [a serem desmontadas] e 40 mil camisetas e bonés serão distribuídos ao povo no dia da retirada", afirmou Diana Butto, assessora do ministro Mohammed Dahlan.
Os manifestantes receberam Dahlan calorosamente. O ministro nasceu em Gaza e é o braço direito do presidente da ANP, Mahmoud Abbas, além de coordenar com os israelenses a implementação do plano de retirada."
Abu Fadi, Abu Fadi [como é Dahlan conhecido entre os palestinos]," gritavam os manifestantes na chegada do ministro.
Durante o discurso de Korei, que durou 45 minutos, dezenas de militantes das Brigadas de Al Aqsa --braço armado do Fatah, maior partido político palestino-- atiraram para o alto, enquanto que pequenos grupos encenavam danças típicas palestinas.
Com agências internacionais

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u86374.shtml

.
.