Friday, January 21, 2011
Thursday, January 20, 2011
Custo Brasil
MANIA DE STATUS ENCARECE BRASIL - Por Janer Cristaldo
VS.
POR QUE ALGUNS PRODUTOS CUSTAM TÃO CARO NO BRASIL? - Por Fernando R. F. de Lima.
VS.
POR QUE ALGUNS PRODUTOS CUSTAM TÃO CARO NO BRASIL? - Por Fernando R. F. de Lima.
Wednesday, January 19, 2011
Chuvas e adaptação social
Impossível não levar esta correlação em conta: chuvas em Brisbane no sul de Queensland, Austrália, 800 mm de chuva em 13 dias, cuja densidade demográfica do estado é de 2,26 hab/km2, mas com um total de apenas 31 mortes nos estados de Queensland e Victoria; no Brasil, estado do Rio de Janeiro já são 730 mortos com mais da metade do índice pluviométrico de um mês ocorrendo em apenas uma noite em duas de suas cidades, Nova Friburgo e Teresópolis e lembrando que a densidade demográfica do Rio de Janeiro é de mais de 360 hab/km2; em agosto do ano passado, as inundações no Paquistão levaram a 1.600 mortes em um país cuja densidade demográfica é de mais de 196 hab/km2 no país como um todo.
Claro que só isto não explica o despreparo da sociedade civil, já que o comportamento social poderia ter evitado o grosso da tragédia ao não habitar áreas de risco... E se a densidade demográfica não é suficiente para eliminar o problema, ao menos reduz seu tamanho facilitando os trabalhos de remoção e adaptação social. Este é um dos pontos que não tem sido devidamente levado em conta.
...
A brave new world of fossil fuels on demand - The Globe and Mail
"Combustível fóssil na demanda", delivery mesmo com bactérias que se alimentam de dióxido de carbono e secretam hidrocarbonetos líquidos:
Mangabeira Unger agora vai ser novo "guru" de Rondônia
"É preciso que haja um novo modelo de desenvolvimento em Rondônia. Precisamos construir uma democratização de oportunidades e assim fazer surgir uma nova classe média, a partir de pessoas que conseguiram crescer e sair da linha da pobreza", destacou Mangabeira no portal de notícias do governo de Rondônia. O Brasil, de fato, é um País delirante, e nem precisa ser pela malária.Videversus: Mangabeira Unger agora vai ser novo "guru" de Rondônia
Às vezes, eu não entendo o Vitor, qual o problema com a frase do Mangabeira? Será que é só porque se trata de um governo petista?! Ora, Mangabeira Unger é um de seus poucos quadros inteligentes e ele está certíssimo em insistir na regularização da propriedade, pois isto permite que as pessoas se responsabilizem por seu imóvel, o que raramente acontece com o regime de posse. E, além de tudo, como diz a própria nota acima (no link), acabou contribuindo para a queda da ex-ministra Marina Silva com sua visão ambiental sectária e anti-desenvolvimentista.
Uma pequena observação, não há como ter desenvolvimento ambientalmente sustentável sem regularização fundiária e obrigações embutidas junto a propriedade da terra. Por estas e outras é que Mangabeira Unger está corretíssimo.
Tuesday, January 18, 2011
Democracia e Liberdade: Transporte Modelo, Motoristas nem tanto.
Democracia e Liberdade: Transporte Modelo, Motoristas nem tanto.: "Sábado, 8 de janeiro de 2011, aconteceu um acidente envolvendo dois ícones curitibanos: um biarticulado e um ligeirinho bateram na esquina d..."
Democracia e Liberdade: SOCIEDADE DE CONSUMO E PADRÃO DE VIDA
Democracia e Liberdade: SOCIEDADE DE CONSUMO E PADRÃO DE VIDA: " Vivemos em uma sociedade de consumo. Isso significa que todos nós, quase todo o tempo, consumimos coisas. Obviamente, dependendo..."