interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Thursday, March 22, 2007

Sólida proposição para o Dia Internacional da Água

...

Como já alertei, o dia da água será utilizado para paranóia e sensacionalismo, o que não elimina a possibilidade de encontrarmos algo bom e razoável sobre o tema que não caia no tosco castatrofismo:


Spaipa entra no clube da reciclagem de água

Para algumas empresas, o Dia Internacional da Água, comemorada neste 22 de março, é mais do que uma simples data – é a celebração de um recurso cada vez mais valioso para os negócios. É o caso da AGCO, Vonpar, Fruki, Renault, O Boticário e várias outras companhias que, cada vez mais, buscam meios criativos de economizar a água. Uma das empresas que acabam de aderir a esse grupo é a Spaipa, engarrafadora e distribuidora dos produtos da Coca-Cola e da Femsa no Paraná. No início deste ano, a companhia desenvolveu um sistema de reutilização de água das chuvas na sua unidade de Maringá. O sistema inclui calhas para coleta, cisternas para armazenagem e um sistema de filtragem de partículas – que permite a utilização da água coletada na fabricação das bebidas. “É nesse ponto que está o pioneirismo do nosso sistema. As outras empresas só utilizam a água em processos, mas não na fabricação do produto final”, destaca Arthur Hermoso, coordenador ambiental da Spaipa. Ele informa que os efluentes coletados passam por uma rigorosa análise laboratorial e só depois são utilizados na produção das bebidas. “Depois de tratada, a água da chuva tem qualidade até superior àquela oferecida pelo sistema municipal”, garante Hermoso. Em dois meses, a Spaipa armazenou quase 400 mil litros de água. Até o final do ano, o total deve subir para 3,5 milhões de litros. Ainda em 2007, os técnicos paranaenses irão para a unidade da Spaipa em Marília, no interior paulista, implementar o sistema.
Informações da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que o consumo global de água cresceu seis vezes no último século – mais do que a população mundial[*], que triplicou no mesmo período. Nos próximos 25 anos, a entidade projeta que duas em cada três pessoas sofrerão com a escassez desse recurso. (Daniele Alves)
http://amanha.terra.com.br/ - Newsletter diária n.º 917 - 21/03/2007
...

[*]Ou seja, se o consumo aumentou, o acesso ao recurso idem, o que significa, em outras palavras, uma melhoria da qualidade de vida. Para concluir em sentido diametralmente oposto ao exposto.
.