interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Thursday, October 07, 2010

"Transparente, mas nem tanto assim"

Lula diz que Petrobras 'é uma caixa branca, transparente, mas nem tanto assim' - O Globo Online
Vai entender...

Videversus: Israel assina contrato com os Estados Unidos para compra de 20 caças F-35

Videversus: Israel assina contrato com os Estados Unidos para compra de 20 caças F-35

EUA: imigração

Aqui, um artigo sensato sobre a posição em relação aos imigrantes nos EUA. Sem aquela paranóia de "ameaça de revolução":


townhall.com
A Letter from a Republican to Hispanics - Dennis Prager: I am

E, para complementar, outro mostrando o compromisso da administração federal com o assunto:




O Departamento de Segurança Interna americano revelou nesta quarta-feira que os Estados Unidos deportaram 392 mil imigrantes ilegais no ano fiscal encerrado em 30 de setembro, um cifra recorde. Destes, mais de 195 mil eram criminosos já condenados que viviam ilegalmente no país. O resultado total representa um aumento de 3 milhões em relação ao número de imigrantes expulsos no período entre 2008 e 2009. 

O Serviço de Controle de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos informa ainda que, desde janeiro de 2009, mais de 3,2 mil empregadores foram investigados por suspeita de contratar estrangeiros ilegalmente. Além disso, 225 empresas foram fechadas e mais de US$ 50 milhões (cerca de R$ 80 milhões) em multas e sanções financeiras foram impostas devido a esses crimes. Os Estados Unidos têm um número estimado de mais de 11 milhões de imigrantes ilegais. Às vésperas das eleições para o Congresso americano em novembro, o assunto ganhou destaque com a criação de leis estaduais que restringem a entrada de estrangeiros. Em abril, o Arizona anunciou uma legislação que, entre outros pontos, tornava crime estadual a presença de imigrantes ilegais. A lei foi contestada e acabou entrando em vigor sem as partes mais polêmicas, bloqueadas pela Justiça até que se decida sobre sua constitucionalidade.
Estados Unidos de Obama deportam número recorde de imigrantes ilegais




Wednesday, October 06, 2010

Geografia Conservadora: Eis a prova da votação do Brasil moderno e do Brasil dos grotões

Ainda sobre:


"Mulheres são mais chefes de família na classe C", então, sendo assim, o voto é Dilma seria sexismo puro, proveniente do estrato menos escolarizado.

O suicídio e a "geração sanduíche"

Interessantíssimo:



Há várias dicas no link acima sobre o suicídio na meia-idade como os batidos desemprego e crise econômica, mas correlacionados com solteiros e baixo nível educacional. E a análise sociológica em questão não fica apenas nos "dados sociais"... Eles citam o fenômeno da "geração sanduíche", pós-baby boom, intermediária entre a que se beneficiou com o aumento da longevidade e o recrudescimento de doenças da velhice, como o Alzheimer. E, claro, uma geração que, justamente por sua maior longevidade, consegue desenvolver doenças que surgiram no período de adolescência como complicadoras da depressão, a qual, por sua vez, contribui para o aumento das taxas de suicídio.

Para aqueles acostumados com explicações simplistas e vagas, como o "mal-estar da civilização moderna" etc. vale à pena ver que há, na verdade, uma combinação de fatores que desemboca num fenômeno. Aliás, querer crer num único fator causador de doenças ou transtornos mentais é tão equivocado quanto buscar uma panacéia que sirva como cura para todos os males.

Eis a prova da votação do Brasil moderno e do Brasil dos grotões



A lista que você pode examinar ao lado (clique em cima para ampliar a imagem) foi elaborada pelo site www.terra.com.br e revela de que modo a candidatura do tucano José Serra capturou amplo apoio nas cidades de IDH mais alto do Brasil, ao mesmo tempo em que demonstra que nas cidades de mais baixo IDH a vantagem foi da petista Dilma Roussef.
. O IDH mede o Índice de Desenvolvimento Humano, portanto apresenta as cidades com melhor qualidade de vida, o que inclui rendimento melhor e mais bem distribuído entre a população, maiores níveis de educação e de cultura, melhores condições de vida social e segurança.
. Nas 10 campeãs de IDH, entre as quais três gaúchas, inclusive Bento Gonçalves, cujo prefeito é do PT, Serra levou vantagem em nove. É um número muito alto e muito superior à fatia que ele conseguiu no Brasil.
. Ao contrário, Dilma Roussef levou vantagem em nove das dez cidades de pior IDH do Brasil.
. O que revelam as tabelas é que a candidatura de José Serra, do PSDB, é a candidatura dos centros urbanos e rurais mais modernos, contemporâneos, progressistas, que compreendem suas propostas de administração inovadora, competente e eficaz, comprovada pelo seu currículo e biografia conhecidíssimos.
. No caso dos municípios de IDH baixíssimo, prevaleceu o voto dos eleitores mais atrasados, pobres, dispostos a fazer concessões por bolsas-fomes. São os votos dos grotões. O PT surge no caso como o Partido dos velhos coronéis dos antigos PSD  (PMDB) e UDN (PT). Este tipo de eleitor vai atrás de qualquer Padim Ciço, votando numa candidata que possui um currículo já denunciado como falso (Sistema Lattes) e uma biografia totalmente obscura, sombreada e sem brilho próprio algum.
. O cotejo desses dois candidatos e desses dois Brasis estará em jogo no segundo turno.
http://polibiobraga.blogspot.com/


Monday, October 04, 2010

Rússia Tropical


Mídia alemã volta os olhos para as eleições no Brasil e ressalta sobretudo a "força interna do gigante até há pouco adormecido". Não importando o resultado das urnas, país ganha relevância no cenário internacional. DW-WORLD.DE, die Deutsche Welle im Internet: Nachrichten, Analyse und Service aus Deu...

Eu não consigo ver de modo tão simples assim. “Potências” que mantêm fraquezas internas, estruturais, tendem a não durar em seu novo posto. Claro que o Brasil está mudando internamente, mas a incorporação de mão de obra qualificada ainda é baixa em se tratando de produção de tecnologias. O que temos é um setor de agronegócio que vai de vento em popa, mas não um terciário moderno, nem significativa capacidade de poupança. Sei também que é normal a um país dessas dimensões, algum nível de desigualdade regional, tudo bem. No entanto, no Brasil não vemos somente estados pobres e estados ricos: alguns deles são simplesmente insustentáveis do ponto de vista fiscal. Este tipo de estrutura político-econômica pode sim conviver com um estado-nação potência, mas esta não será aquela que almejamos e sim, na melhor das hipóteses, uma espécie de “Rússia Tropical”.