interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Monday, May 05, 2008

A ameaça de Netuno




Ouvimos dizer, insistentemente, pela mídia politicamente correta que o nível do mar vai subir devido ao aquecimento global. Pois bem, neste interessante artigo, O pânico do nível do mar há informações que desmentem tal afirmação. Como o aumento do nível do gelo no interior da Groenlândia em nível superior ao perdido em seu litoral. Confiram.


O que não ocorreu na Antártida... Mas, com a perda registrada do gelo seriam necessários 20.000 anos para a elevação em um metro. Isto, se não ocorrer uma nova glaciação neste período...


Os habitantes das Is. Maldivas, por exemplo, constantemente atordoados pela hipótese de um cataclisma proveniente dos oceanos vivem no arquipélago há cerca de 1.500 anos, tendo passado pelo chamado Período Quente Medieval, quando o nível do mar em sua região foi mais de meio metro superior ao atual.


Registros feitos pelo governo australiano, no entanto, não acusam nenhuma elevação significativa que valha a pena confirmar a teoria aquecimentista.


A figura mostra a evolução do nível do mar nas Ilhas Maldivas dos últimos 5000 anos. Em relação ao valor actual (linha horizontal de valor zero), o nível situou-se: um metro abaixo, há 3900 anos; 0,1 m a 0,2 m acima, há 2700 anos; 0,5 m acima, há 1000 anos; 0,2 m a 0,3 m acima, nos anos 1900 e 1970. Nos últimos 30 anos o nível do mar situou-se 30 cm acima.

Fonte: Fig. ZJ9 - Nível do mar das Maldivas. Nils-Axel Mörner.