interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Friday, February 12, 2010

Melhor país


De acordo com os dados do manualzinho da CIA, os EUA estão em 180º lugar (em escala crescente) no quesito mortalidade infantil tendo países como Itália (185º), Canadá (190º), Bélgica (200º), França (217º), Suécia (222º), Bermuda (223º) e Singapura (224º) – a posição mais avançada. Mas, também temos Cuba em posição mais avançada que os EUA, com o 182º lugar.

Bem... Para tecermos comparações justas teríamos que fazer correlações, o que não será o caso aqui, mas posso sim fazer algumas especulações, baseadas em arremedos de correlações. Fica claro, portanto, que o que vou dizer não tem caráter definitivo, nem pretendo esgotar nada, mas começar um debate.

Tomemos a taxa de imigração de alguns países conhecidos por atraírem mão-de-obra: Itália com 2.06 migrant(s)/1,000 population (2009 est.)
country comparison to the world: 41;
Canadá com 5.63 migrant(s)/1,000 population (2009 est.)
country comparison to the world: 16;
E EUA com 4.32 migrant(s)/1,000 population (2009 est.)
country comparison to the world: 25.

Há países, como o Canadá que recebem mais imigrantes proporcionalmente que os EUA, aumentando assim a pressão sobre seu sistema público de previdência. Já, outros como a Itália, menos, o que lhe permite alçar melhores indicadores sociais. Também seria justo saber se o imigrante no Canadá já dispõe de benefícios comuns a sua população. E se por imigrante significa os que são devidamente legalizados ou há projeções sobre qualquer tipo de imigração nestas análises.

Claro que esta análise é manca, pois um EUA não tem os mesmos tipos de serviço social que um Canadá etc. Mas, há outras correlações possíveis como a estrutura etária (mais jovens ou idosos e, proporcionalmente, menos adultos significam mais gastos), o que muda muito o parâmetro de análise entre um EUA, Austrália e Japão (este com grande participação de idosos), p.ex. Tais detalhes têm que ser levados em conta na hora de se dizer o que é ‘melhor’ ou ‘pior’. Melhor como? É a questão.

Será que o mesmo vale para as oportunidades de emprego, mobilidade social de acordo com os [link=]PIBs regionais disponíveis?



Sejamos coerentes, quando se diz que uma Suécia é melhor do que os EUA estamos falando precisamente do quê? Das oportunidades de se empregar ou de obter uma ajuda de custo por filho gerado?

E a propósito de onde vocês acham que vêm a maior parte das inversões externas para a Escandinávia? Da França? De Cuba?

A propósito também, vocês confiam em dados de saúde pública provenientes de Cuba, com menor mortalidade infantil do que os EUA?
...

Thursday, February 11, 2010

África: revoluções e direitos


Comments

Feed You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.
O problema do Ismael Maumane, tipico dum Frelimista, é de querer atribuir a mim informacao que apresentei citando fontes do Jornal Standard e do Jaime Khamba.
De todos os modos nao ha credibilidade numa organizaçao que violou direitos humanos seja de 240,300, 600 o mais pessoas. Qualquer destes numeros, ou mesmo abaixo, basta para constituir um caso no tribunal international de justica. O que este homem, e agente secreto da Frelimo como disse nas suas mensagens de insultos ao este autor, quer nos mostrar.
Francisco Nota Moises
Francisco Nota Moises
Segundo o jornalista britânico, Tony Avirgan, que reportou sobre os julgamentos de Nachingwea, “Machel said there are 360 prisoners being held at the camp in Tanzania”. (Guardian 23 Abril 1975).

O jornalista tanzaniano, Marcelino Komba, numa reportagem publicada no jornal Daily News de Dar es Salam na mesma data, refere-se a “Uria Simango, one of the 240 traitors who were paraded on March 16.”
O correspondente do jornal britânico Times, em Nairobi, reportou na mesma data que nos julgamentos de Nachingwea encontravam-se, em Março, 240 prisioneiros.
Portanto, parece ser correcto que nos julgamentos de Nachingwea compareceram as tais cerca de 300 pessoas mencionadas no CanalMoz, e não 600, como alega o Dr. Moisés.
Já antes, o Dr. Moisés havia aqui falado em votos que teriam sido arrecadados por Adelino Gwambe durante a eleição para o primeiro presidente da Frelimo, quando na realidade ele não particiou no escrutínio. Ao todo houve 135 votos, dos quais o Dr. Mondlane recebeu 116, Simango 13 e Chagonga 6.
A não ser que o Dr. Moisés possua informações até agora desconhecidas, e nesse caso seria salutar que ele as apresentasse, para benefício de todos - e também da sua credibilidade como historiador.
Ismael
FEIOS, PORCOS E MAUS.
GRAVISSIMAS VIOLAÇOES DOS DIREITOR HUMANOS PELA FRELIMO
O artigo de Canal de Moçambique diz que 300 pessoas compareceram em Nachingwea onde foram publicamente humilhados. Na verdade, o numero foi dobro deste numero. De acordo com uma ediçao do Jornal "The Standard" de Dar Es Salaam de setembro de 1974, o maior da lingua inglesa, que reportou as humilhaçoes com certas fotografias dos humilhados, o numero era 600 "traidores". Li o jornal quando estudava em Nairobi. Lembro me estar complementamente devastado durante todo o mes de Setembro de 1974, a ponto de nao conseguer comer bem e concentrar-me nos meus estudos. Foi durante este triste episodio que Sergio Vieira brilhou como juiz ao lado do nosso malogrado Caligula cum Ivan o Terrivel, Samora Moises Machel. Samora referiu-se a Simango como um presente, "um peru de Natal". Para humilhar o Simango mais, Machel deu um cosideraçao especial a sua esposa Celina, dizendo que a" camarada Celina foi sempre revoluionaria e nao concordava com as atitudes reacionarias do Simango." Samora Machel fazia aquilo para se permitir a si e aos seus colegas a liberdade fisica com o corpo da Celina. Imaginem la o que quero dizer com esta linguagem torta. Nao posso me permitir dizer as coisas direitamente por respeito com a desaparecida e a sua familia. A Celina nunca fez coisas aceitando,e eis a razao porque Samora Machel mandou liquida-la mais tarde para prevenir que ela viesse a se escapar e contar ao mundo a sua humilhaçao e a do seu marido.
Quando isto se passava, para alem dos jornais tanzanianos reportarem a humilhaçao dos prisioneiros, a radio Tanzania nao se fartava de reportar a humilhaçao dos "wasaliti (swahili para traidores)". As mesmas informaçoes apareceiam tambem nos jornais kenianos menos as fotografias dos humilhados.
De acordo com uma reportagem que li alguns anos atras, nenhum homem ou mulher entre os humilhados e humilhadas sobreviveu, foram todos mortos, todas mortas. Se eu nao tivesse refugiado da Tanzania para o Kenya, teria tambem estado no grupo, se tivesse um poucochimo de sorte antes de ser morte lentamente. As ordens contra mim eram abater o Nota a vista por ter humilhado Mondlane com o seu comando da lingua portuguesa. Na verdade tempo houve que o autor depois de ter bem aprendido a lingua de camoes em Zobuè,falava a bem e encantava as pessoas. Agora toda aquela maravilha com a lingua portuguesa lhe fugiu, tendo dado lugar as linguas inglesa e francessa as quais fala e nas quais le agora diariamente. Mas ainda nao se esqueceu completamente do portugues. Pode ainda balbuciar nele, coxeando e as vezes incoerentemente. Mas na urbe onde vive, é raro encontrar pessoas que falam portugues, e a comunidade portuguesa na urbe que ate tem uma paroquia catolica sua chamada Nossa Senhora de Fatima esta quase toda anglicisada, mas ha ainda muitos que falam portugues do tipo açoriano na sua maioria.
Quando apareço nestas colunas, os dirigentes em Maputo que nao gostam deste blog como ja li algures, mas que o lem, ficam chocados fora da medida por eu ser o unico a falar dos crimes dos seus crimes e a demistificar os assassinos de massa da Frelimo que a historia e a propaganda da Frelimo mistificaram. Dai o grito silencioso do camarada Guebuza atraves do seu agente Ismael Maumane e a sugestao de que me cale visto que sou malcriado. Sou malcriado? E exige que observe as boas maneiras. Mas onde é que estiveram as boas maneiras quando a Frelimo tratava as 600 pessoas, que eram paradadas perantes guerrilheiros armados e nao armados que gritavam insultos contra eles? Sou malcriado por dizer as coisas tal como elas sao e reportar exactamente sem mais nem menos o que aconteceu quando nos batemos no Aurelio Manave,Marcelino dos Santos e chovemos porradas e pontapés, cuspes e alguem mijou nele? Qual é problema com isto? Havia uma guerra naquela noite de 3 de Março de 1968 entre nos e a camarilha de Machel. O que fizemos é o que exactamente aconteceu depois de Samora Machel, Joaquim Chissano, Aurelio Manave e Arrancatudo nos terem batido, porradeado e marchado a pontapés dos nossos dormitorios de pistolas nas maos gritando doidamente contra nos antes da policia tanzaniana apacerer. Ismael Maumane preferiu condenar-me for "falta de respeito aos velhos", mas nao disse que os velhos tinham tambem feito mal. Sejamos claros, sejamos honestos. Contemos a historia dos dos lados.
E que tal quando o Manave foi despido e deixado de cuecas na esquadra da policia antes de ser chamboqueado severamente até que grunhiu com ranhos a lhe correr das narinas enquanto que os estudantes gritavam bem alto que se fustigasse o malfeitor a valer. Ismael Maumane, se este é verdadeiramente o nome do individuo, diz que tudo isto que conto é "ouvir dizer." Nao seu o que ouvir dizer quer dizer?
Francisco Nota Moises