interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Friday, February 08, 2008

Enxergando o centro do mundo




Uma pergunta que os estudiosos da cartografia devem se fazer seria "em uma projeção do globo, isto é, em uma de suas representações planas onde ficaria o centro?" A escolha do centro já pode revelar um tanto de pretensão do cartógrafo, sua visão de mundo ou até ideologia se for o caso. Se a forma dos continentes revela o grau de apuro tecnológico disponível em dado momento histórico, o centro revela uma hierarquia de valores dada a quem quer que fique nele, ou o que fique nele. Óbvio constatar que nossa posição inicial, a de quem cria a projeção ou mapa é que é central, pois assim como o desenvolvimento infantil, podemos dizer que em matéria de cartografia somos verdadeiramente egocêntricos.


Para Homero e os antigos gregos, a Grécia ficava no meio de sua representação gráfica (e não poderia ser diferente), cercada por um grande "rio" chamado Oceanus. Eles consideravam a cidade de Delfos, próxima a vertente sul do Monte Parnassus como o centro do mundo e, claro, assim seria considerada o coração do mundo habitado. A fé também tinha seu lugar, lá ficava um dos mais poderosos oráculos da Grécia Antiga.

Monday, February 04, 2008

Great Global Warming Swindle vs. IPCC

1. Favorárveis ao IPCC:

http://portal.campaigncc.org/node/1820

http://www.abc.net.au/science/features/globalwarmingswindle/

http://www.aussmc.org/Global_Warming_Swindle.php

http://www.durangobill.com/Swindle_Swindle.html

http://www.medialens.org/alerts/07/0313pure_propaganda_the.php



2. Contrários ao IPCC:

http://www.resistir.info/climatologia/falsificacao_da_historia_climatica.html

http://resistir.info/climatologia/impostura_cientifica.html

http://www.resistir.info/climatologia/lindzen_rev2.html

http://resistir.info/climatologia/nrsp_02fev07.html

http://www.resistir.info/climatologia/relatorio_stern.html

http://resistir.info/climatologia/rui_moura_jul06.html#asterisco

Dissenso no aquecimento




Em O Ambientalista Cético, Lomborg comenta algumas matérias que estavam em voga nas principais manchetes nos anos 70. Se as lêssemos, sentiríamos grande familiaridade com as atuais sobre o suposto 'aquecimento global'. A única diferença é que falavam em resfriamento global. É um tanto estranho que tudo tenha mudado assim, tão repentinamente.


A guinada que houve partiu daquele gráfico feito num único experimento no Havaí. A partir daí se inferiu que o mesmo valesse para todo o resto! Isto é demais! E os aquecimentistas ainda cobrar seriedade dos céticos...Vejamos isto:


Em sua edição de 26 de outubro (Vol. 318, no. 5850), a tradicional revista científica Science publicou um comentário crítico dos pesquisadores Gerald Roe e Marcia Baker, da Universidade de Washington, em Seattle, sobre a falta de precisão dos modelos climatológicos em vigor para efetuar qualquer prognóstico confiável sobre as tendências climáticas futuras. Segundo eles, "as incertezas nas projeções de futuras mudanças climáticas não diminuíram substancialmente nas últimas décadas". Como sintetizou no título da nota referente ao trabalho a revista britânica New Scientist de 26 de outubro, "o clima é muito complexo para previsões precisas".

É simples assim: a dinâmica climática resulta de uma extremamente complexa interação de fatores extraterrestres e terrestres, que a ciência ainda está longe de entender de forma sistêmica e, mais ainda, de poder transformar em modelos matemáticos minimamente confiáveis para fundamentar decisões políticas de tão grande alcance.


Isto é "sem base" ou é algo digno de ser discutido? Só porque vai contra a corrente em voga, os aquecimentistas desqualificam, jogando no ralo porque não lhes convêm?

Sunday, February 03, 2008