interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Tuesday, June 01, 2010

Report: Hamas Members Switch Loyalties to Al-Qaeda - Defense/Middle East - Israel News - Israel National News


Os informes que nos chegam sobre o Oriente Médio são muito fragmentados e, não raro, desatualizados. O link abaixo indica a perda de influência do Hamas na Faixa de Gaza e seu conflito com outros grupos terroristas fundamentalistas que o acusam, inclusive, de não seguir a Jihad.
Cf.: Report: Hamas Members Switch Loyalties to Al-Qaeda - Defense/Middle East - Israel News - Israel National News

Geografia Conservadora: English sub - Mavi Marmara Passengers Attacking IDF Soldiers and almost ...

Sobre:


Se a busca por legimitidade ainda valer alguma coisa, Israel agiu errado. O que suas forças de defesa deveriam ter feito é interceptado a frota na entrada de seu território (como já disse alguém por aqui...). Quanto às intenções dos militantes era essa mesma, causar alvoroço, chamar atenção, isolar Israel atraindo simpatias de até então neutros e, claro, passar mais do que mantimentos pela "ajuda humanitária". Mas, não se julgam intenções e sim ações. Até não ter entrado em águas israelenses, a frota não infringiu as leis israelenses.

Em outras palavras, mesmo que tu saiba a intenção do moleque skatista em deslizar até ti, tu espera pacientemente chegar ao ponto de contato para desviá-lo, empurrando-o ao chão para, cinicamente, dizer "tudo bem contigo?" Mas, se há alguns metros tu o atinge com uma "voadora", tu foste o atacante, aquele que perdeu a moral (embora, ambos lados no Mediterrâneo estivessem se lixando para a moral). O que Israel propiciou a estes meliantes foi um crédito internacional indevido.

English sub - Mavi Marmara Passengers Attacking IDF Soldiers and almost ...



Para um ponto de vista israelense. Os tripulantes atacam os soldados que abordam. A questão que me serve para determinar o certo e errado é se as embarcações estavam ou não em águas internacionais.

Sunday, May 30, 2010

Soft Power Brasileiro






"Brasil se ha vuelto tan pero tan popular, que Estados Unidos quiere instalar una de sus bases militares en Rio de Janeiro."

Hay algo de cierto en este chiste, basado en un rumor que surgió en las vísperas de la firma de un acuerdo de cooperación militar entre Washington y Brasilia. Porque, pese a las avalanchas y a los comandos armados en las favelas, Rio, además de São Paulo, es la ciudad en la que hay que estar. Razones no faltan: enormes campos petroleros a tiro de piedra, suculentos negocios de energía, Mundial de Fútbol y Juegos Olímpicos ad portas, industria de cine, playas maravillosas, confianza, creatividad, optimismo. Un lugar en que el futuro ha vuelto a ser lo que era: un espacio donde todo será y todos estarán mejor.

Para muchos, el atractivo y presencia cada vez mayor de Brasil en los asuntos globales es una señal del aumento espectacular de su soft power o poder blando: la capacidad de generar liderazgo por admiración e imitación, sin amenazas militares ni incentivos económicos. Algunos analistas indican que, en el caso brasileño, esto no es menor, porque será su principal fuente de poder real hasta mediados de este siglo. Para otros, ya hoy resulta insuficiente. De lo que no hay duda es que -sin desastres a la vista- seguirá aumentando.

Em Brasil: soft power o el aura del gigante feliz


Interessante na medida que distancia o Brasil das análises comuns como a de ser um parceiro preferencial (na política externa) da Venezuela em detrimento dos EUA... Mas, obviamente, contestável em vários pontos.



Coca


Um padrão que se repete: quando extinguiram o Cartel de Medellín matando Pablo Escobar, o narcotráfico se pulverizou na Colômbia e agora com o combate às Farc na Colômbia, a produção de cocaína cresce na Bolívia podendo ser superada pelo Peru.
--