Thursday, August 05, 2010
Wednesday, August 04, 2010
Rússia trai Irã
“O governo iraniano afirmou nesta quarta-feira ter comprado quatro mísseis antiaéreos S-300, apesar da recusa da Rússia em honrar o contrato de venda dos armamentos já acordado com Teerã após a aprovação de sanções pelo Conselho de Segurança da ONU que impedem este tipo de transação.
“O país recebeu dois mísseis S-300 de Belarus e outros dois de um outro país ainda não identificado. Um porta-voz do Exército de Belarus negou a entrega de mísseis à república nazista islâmica. ‘Ainda não houve conversas com o Irã sobre a entrega de tais sistemas de defesa antiaérea, e consequentemente não houve entregas ao Irã, nem destes equipamentos nem de partes dele’, informou Vladimir Lavrenyuk. O sistema de defesa antiaérea S-300 tem capacidade de derrubar aeronaves, mísseis de cruzeiro e ogivas de mísseis balísticos em um raio de 144 quilômetros em altitudes de até 27 mil metros. O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, tem laços próximos com Teerã e o ditador nazista islâmico Mahmoud Ahmadinejad o classificou como um de seus melhores amigos.”
Em Irã obteve quatro mísseis antiaéreos S-300
...
Comércio de armas
• No ano de 2007, os principais exportadores de armas leves (com exportações anuais de pelo menos USD 100 milhões), segundo os dados disponíveis, foram (em ordem decrescente) dos Estados Unidos, Itália, Alemanha, Brasil, Áustria, Bélgica, Reino Unido, China, Suíça, Canadá, Turquia e Rússia. Os principais importadores de armas leves para 2007 (aqueles com importações anuais de pelo menos USD 100 milhões), segundo os dados disponíveis costumes, foram (em ordem decrescente) dos Estados Unidos, o Reino Unido, Canadá, França, Alemanha e Espanha.