interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Tuesday, May 13, 2008

Conversa fiada

O grande problema atual do governo petista não é bobagem de revolução continental nenhuma, mas apenas o déficit público que inviabiliza a implantação de infra-estrutura. As "demandas sociais" que se corporificaram na criação de n-ministérios são uma prova viva da incomPTência governamental em atendê-las. Não por alguma incompetência congênita - ou se fosse um "governo de direita" faria melhor -, mas simplesmente porque eles atuam do modo errado, com mais regulamentação estatal.
P.ex, alguém sabe me dizer para que serve um "ministério das cidades"??? A única coisa efetiva que lhe serve de base é uma lei aprovada em 2001, o Estatuto das Cidades que visou regulamentar/regularizar as áreas clandestinas, favelas e quetais, mas não há dinheiro e metodologia para tanto.
Os recursos proviriam, basicamente, do IPTU progressivo, aprovado pelo mesmo estatuto, mas não há tantas áreas de vazios urbanos, como alardeado pela esquerda que condicionasse uma suficiente transferência de renda. A demanda é muito grande. Historicamente, cidades que se pautaram neste princípio, como a Detroit de meio século atrás se danou, pois acabaram atraindo mais pobres (relativos) que nenhuma prefeitura no mundo poderia dar conta;
Quanto a metodologia também é simples de entender o porque de tanta inoperância. Alguém já viu muitos engenheiros petistas? Não há. O que mais tem são sociólogos e, no máximo, urbanistas ideologizados. Ou seja, é gente com muito blá-blá-blá e que não sabe avaliar coisas como zonas de risco, construir uma rua e propor um zoneamento urbanístico eficaz.
Em suma, aquilo que o governo petista pode (e, efetivamente, leva adiante) foi o que FHC deixou como legado. O resto é pra torcida, só.

Sunday, May 11, 2008

História mal contada

Vejamos esta matéria do site do Estadão:

(...)
No outono passado, em resposta a ataques com lançamento de foguetes por militantes palestinos, o governo de Israel declarou Gaza uma "entidade hostil" e restringiu o fornecimento de combustível.
A Justiça israelense estabeleceu uma quantidade mínima de combustível que deveria ser entregue, mas organizações como Oxfam dizem que isso não tem sido respeitado.
Autoridades israelenses dizem que a entrega de combustível foi interrompida por questões de segurança e que será retomada logo.
Tem havido uma série de ataques por militantes palestinos em postos da fronteira nas últimas semanas.
A ONU condenou os ataques, mas também classificou a resposta israelense de "injusta", já que os 1,5 milhão de moradores de Gaza enfrentam constante falta de produtos básicos.

Porém...

Hamas vs. Gaza


Qual a razão para um grupo que se diz representante do povo palestino tem para embargar recursos básicos para este mesmo povo?

O combustível em questão seria enviado para hospitais administrados pela ONU em atendimento e à população da Faixa de Gaza. Os pára-brisas dos caminhões foram quebrados por pedras e tiros disparados por dúzias de soldados do Hamas. O envio da carga de 250.000 litros de combustível foi liberado após acordo feito entre a Autoridade Palestina e Israel.

A ação do Hamas prejudicou meio milhão de palestinos que dependiam de seu fornecimento. Quem acusa o Hamas não é um “agente sionista” ou um wasp com o qual sonham os terceiro-mundistas, mas o próprio Ministro da Saúde da Autoridade Palestina que apontou o grupo de prejudicar hospitais e clínicas da Faixa de Gaza.

Não foi um fato ou caso isolado. A tática insana já ocorreu por 4 vezes em poucas semanas. Conseqüentemente, alguns hospitais tiveram que parar com seu serviço de ambulância.

Quem mata seu próprio povo a conta-gotas?

A crise gerada pelo Hamas tem feito com que alguns dos próprios oficiais da Autoridade Palestina em Ramallah têm como única esperança, a intervenção da comunidade internacional.

Esta obstrução do fornecimento cria um mercado negro de combustível que favorece, obviamente, a quem o tem: o Hamas.

Frentistas e donos de postos de gasolina também são ameaçados de morte pelos terroristas do Hamas, diga-se de passagem.

Adaptado de: Hamas disrupts fuel supplies to Gaza

O que se pode dizer de gente assim que faz isto contra seu próprio povo?

Fundos globais para a América Latina


Crescimento das economias latino-americanas




A economia latino-americana apresenta grandes possibilidades de crescimento em futuro próximo. Vejamos alguns trechos desta análise:



(...) o promissor é que estes fundos são (o tem potencial para ser) veículos importantes no financiamento do desenvolvimento, não somente em seus países de origem como em outras regiões emergentes como a América Latina.

(...)

Quando a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi criada, há cinco décadas, seus países membros concentravam cerca de 75% do PIB mundial; hoje representam apenas 55%.

(...)

Mais além das manchetes sensacionalistas, porém, os fundos soberanos estão fazendo uma aposta firme e decidida pelos mercados emergentes, com importantes investimentos na América Latina e outras regiões em desenvolvimento. É o caso da Temasek, que ostenta importantes participações no banco índio Icici e na Tata Teleservices.

(...)

Por que investir em economias desenvolvidas que crescem menos de 2% quando as latino-americanas crescem acima de 5%?

(...)

No futuro, as estratégias de diversificação levarão os fundos soberanos a não buscar somente uma alta rentabilidade, mas também alternativas menos ligadas a seus países de origem. Isso muito provavelmente implicará um interesse crescente em regiões como a América Latina. Se os fundos soberanos decidem destinar 10% de seus investimentos a outras economias emergentes na próxima década, isso poderia resultar em investimentos potenciais de aproximadamente US$ 1,4 trilhão, um valor anual superior ao de toda ajuda que os países da OCDE destinam ao desenvolvimento. E seria bom aos países latino-americanos não perder esse trem.