A água na Austrália
"Embora a infertilidade e a salinidade dos solos na Austrália fossem invisíveis aos primeiros agricultores e ainda hoje não sejam bem conhecidas pelo público leigo não australiano, os problemas de água são óbvios e familiares, e 'deserto' é a primeira associação que as pessoas de outras partes do mundo fazem para se referirem ao meio ambiente australiano. Esta reputação é justificável: uma fração desproporcionalmente grande da área da Austrália tem pouca chuva ou é um completo deserto onde a agricultura seria impossível sem irrigação. A maior parte da área da Austrália permanece imprestável para qualquer tipo de atividade agrícola ou pastoril. Contudo, nas áreas onde a produção de alimentos é possível, o padrão habitual é que a pluviosidade é mais intensa junto ao litoral, de modo que, à medida que se caminha terra adentro, primeiro se encontram terras de cultivo e metade do gado da Austrália mantido a altas taxas de lotação; mais para dentro, criação de ovelhas; ainda mais para dentro, criação de gado (a outra metade do gado da austrália, mantido a muito baixas taxas de lotação), porque é mais econômico criar bovinos do que ovinos em áreas com menos chuva; e finalmente, ainda mais pra dentro, o deserto, onde não há qualquer tipo de produção de alimento."
"Em muitas áreas da Austrália os primeiros agricultores e pecuaristas tiveram o azar de chegar durante uma série de anos úmidos. Portanto, se enganaram quanto ao clima australiano, e começaram a plantar e criar ovelhas na esperança de que essas condições favoráveis fossem a norma."
"Assim como mencionei no capítulo 1 a respeito de Montana, a mudança climática mundial está produzindo tanto vencedores como perdedores e a Austrália vai perder mais que Montana."
Jared Diamond. Colapso.
Montana é um estado dos EUA. Ele começa o livro mostrando como esse estado era fértil e possuía uma imensa floresta e que entrou em colapso.
Quanto ao futuro da Austrália ele não é muito otimista. O meio-ambiente australiano está se deteriorando.
- Um de meus missivistas
Meu caro,
Se a Austrália é um desses 'perdedores', então que se dirá do resto do mundo?
The concept of Water Stress
- Source: WaterGAP 2.0 - December 1999 - http://www.worldwatercouncil.org/index.php?id=25
Montana no ranking nacional
2º estado em número de 'ranchos' (fazendas);
8º em gado bovino;
6º na produção de carne bovina;
6º no gado ovino;
5º na reprodução de ovelhas;
5º na produção de lã;
5º na produção de mel;
3º no trigo;
8º no trigo de inverno;
3º no trigo de primavera;
3º na cevada;
7º na alfafa;
2º na linhaça;
3º na canola.
*Para outros dados: http://www.nass.usda.gov/Statistics_by_State/Montana/Publications/economic/mtrank.htm
Para entendermos a relevância destes dados temos que compará-los dentro da produção americana com o resto do mundo:
- 11% da produção mundial de trigo;
- 36,4% de milho;
- 7,1% de batata;
- 47,1% de soja;
- 15,2% de leite;
- 8,9% de manteiga;
- 21,7% de carne bovina;
- 9,7% de carne suína;
- 9,6% de açúcar de beterraba;
- e, at last but not least, 5% do pescado mundial.
PHILIP’S. Modern School Atlas. London: George Philip Limited, 1998, 92nd Edition.
...
...Anselmo
O homem é Professor de Fisiologia da Escola de Medicina da UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles), Membro da Academia Americana de Artes e Ciências, da Academia Nacional de Ciências e Sociedade Filosófica Americana, recebeu bolsa de setudos da Fundação MasArthur e o Prêmio Burr, da National Geographic Socity, publicou mais de 200 artigos nas revistas Discover, National History, Nature e Geo. E ganhou o Prêmio Pulitzer pelo seu mais conhecido livro, Armas, Germes e Aço.
Não leve a mal, mas acho improcedente esse argumento de dizer que Diamond não é um pesquizador sério.
Sim, eu o continuo achando um bom escritor, mas um mau pesquisador.