interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Tuesday, September 06, 2005

Katrina e regozijo latino-americano

.
.
Amantes do furacão


por Olavo de Carvalho em 07 de setembro de 2005
Resumo: Se a população do Brasil inteiro implorar aos americanos: "Invadam-nos", a resposta será: "Não, obrigado. Vocês têm idéia de quanto custaria isso? Daria para reconstruir duzentas New Orleans."
© 2005 MidiaSemMascara.org

.

Até o momento em que escrevo esta coluna, o Brasil não está oficialmente entre os 25 países, os 25 únicos países que, dos quase duzentos membros da ONU, ofereceram ajuda às vítimas do furacão Katrina. Já o sr. Hugo Chavez, um sociopata insensível, preferiu zombar dos cadáveres com uma oferta cínica de... petróleo!
.

Os EUA não precisam de ajuda nenhuma do exterior. Muitas cidades americanas já foram destruídas por terremotos, incêndios e furacões. Foram reconstruídas, sem ajuda de quem quer que fosse, pelo povo cujo trabalho suado salvou os russos, várias vezes, de morrer de fome, e ainda reergueu a Alemanha, a Itália, a França, a Inglaterra e o Japão depois da guerra.
.

Os EUA não precisam de ninguém. Mas, quando a simples intenção humanitária é sonegada tão maciçamente por países que sem a ajuda americana já nem mesmo existiriam, a conclusão inevitável é que o ódio espalhado no mundo pela brutal campanha de difamação sustentada pelo sr. George Soros não se volta contra os srs. Bush e Rumsfeld, mas contra a nação americana enquanto tal: seu povo, sua história, seus valores, sua simples existência física.
.

Os americanos criaram a única sociedade decente que existe no planeta, a única onde moral, humanitarismo e piedade ainda contam para alguma coisa, a única onde a terça parte do povo faz trabalhos voluntários para socorrer outros povos, a única que alimenta e ampara as nações que a combatem, a única onde os próprios direitos da cultura nacional são negados para dar mais espaço a imigrantes presunçosos, a única onde até terroristas estrangeiros sanguinários presos em combate têm os direitos dos cidadãos locais, a única que constantemente se coloca a si própria em questão com uma coragem intelectual inigualável, a única onde a luta pela justiça é a própria substância da vida nacional, a única que se condena a si mesma antes de jogar as culpas nos outros, a única que, vencedora numa guerra, retirou imediatamente suas tropas, deixando que os derrotados reconquistassem sua liberdade e dignidade, enquanto seu grande parceiro de vitória permanecia por décadas nos territórios ocupados, com tanques, canhões e pelotões de fuzilamento, sugando sangue de dezenas de povos e ainda acusando os americanos de "imperialismo".
.

Os americanos criaram a única nação que, julgada em comparação com as outras - e não com os padrões angélicos artificiosos com que elas a julgam precisamente para fugir da comparação humana na qual sabem que sairiam perdendo --, tem mais motivos de se orgulhar que de se envergonhar.
.

A existência da América é uma vergonha para os russos, que juraram destruí-la e acabaram de chapéu na mão, implorando socorro. É uma vergonha para a China, que acumula armas nanotecnológicas na esperança insana de matar de varíola e tifo a população americana inteira mas não pode usá-las, porque seria mandar para a panela a galinha que bota ovos de ouro nas estatais de Pequim. É uma vergonha para o mundo islâmico, que com toda a sua bela oratória religiosa de mil e quatrocentos anos jamais conseguiu criar uma sociedade que não fosse, em maior ou menor medida, a negação viva das promessas corânicas de liberdade e justiça. É uma vergonha para os latino-americanos, que não suportam a comparação com o vizinho do Norte sem roer-se de desprezo a si mesmos e buscar alívio em histrionismos e fanfarronadas de uma abjeção sem par.
.

A campanha do sr. Soros somou todas essas vergonhas, para jogá-las sobre a América. A campanha está surtindo efeito.
.

Por isso, pela primeira vez na história da pretensa "ordem internacional", a afetação de humanitarismo, usual nas catástrofes naturais, cedeu lugar à indiferença explícita, quando não aos sorrisinhos de satisfação. O mundo está hoje repleto de amantes de Katrina, como ontem de admiradores de bin-Laden.
.

Louisiana desconhecida
.

Alguns capítulos da verdadeira história da tragédia de New Orleans, cujo reverso fictício vocês lêem na mídia brasileira todos os dias.
.

A Louisiana é o estado mais corrupto dos EUA, uma Petelândia do Norte. Há décadas o governo federal envia verbas enormes para obras públicas, o dinheiro some. Técnicos passaram anos alertando que as barragens do lago Pontchartrain não agüentariam um solavanco mais sério, ninguém ligou.
.

Fora as refinarias de petróleo, o Estado mal tem infra-estrutura industrial. Milhões de desempregados obesos, estufados pela previdência social, passam as tardes em cadeiras de balanço, nas varandas de suas casas em ruínas, curtindo uma ociosidade deprimente e sem esperança. A taxa de delinqüência é a maior do país. O turismo sexual move a economia. Desordem, ilegalidade, roubalheira, confusão: estava tudo pronto para que, ao primeiro abalo da casca de civilização que ainda recobria o cenário, a Louisiana encenasse uma espécie de "Lord of the Flies" tamanho Spielberg.
.

Dois dias antes de romperem as barragens, o governo do Estado, alertado pelo serviço meteorológico, determinou a evacuação das áreas de risco. Os sábios da grande mídia acharam que era um exagero, porque o furacão ainda era considerado de categoria 3, tolerável. O povo acreditou na mídia e no prefeito cuja indolência a confirmava.
.

A cinco milhas da zona que viria a ser atingida, há terra seca, moradias, aeroporto, serviços públicos. A população teve dois dias para salvar a vida. Bastava andar cinco milhas. Ninguém andou, nem foi incentivado a isso. O governo federal ofereceu convocar a Guarda Nacional para ajudar na evacuação, ninguém quis. Nossa polícia dará conta do recado, garganteavam.
.

No tumulto que se seguiu, a polícia em desespero abriu as portas das cadeias, liberando milhares de delinqüentes que logo se armaram e espalharam novos motivos de pânico entre uma população já aterrorizada.
.

Tantos são os crimes e tantos os criminosos na longa preparação da tragédia, que os primeiros jamais serão investigados e os segundos jamais serão punidos. O remédio, naturalmente, é cuspir no culpado de sempre. George W. Bush provocou o furacão porque não assinou o protocolo de Kyoto. George W. Bush gastou no Iraque o dinheiro da reforma das barragens. George W. Bush não convocou a Guarda Nacional em tempo. George W. Bush não mandou o Exército para socorrer a multidão de vítimas, porque eram negras e ele é um maldito racista branco.
.

Adianta dizer que mil Protocolos de Kyoto não mudariam o clima terrestre em tão pouco tempo, sobretudo porque essa fraude monumental isenta de restrições ecológicas os maiores poluidores do mundo, China e Índia?
.

Adianta dizer que o dinheiro que foi para o Iraque não era da reforma e que, se a verba inteira da guerra fosse para a reforma, jamais a barragem ficaria pronta antes de chegar o furacão? Adianta dizer que não faz sentido acusar os EUA, ao mesmo tempo, de estar no Iraque para ganhar dinheiro e para desperdiçar dinheiro? Adianta dizer que os cortes de verbas para a Louisiana já vinham do tempo de Clinton e que aliás deixar de fazê-los não construiria barragem nenhuma, só encheria ainda mais os bolsos dos políticos locais?
.

Adianta dizer que quem não quis a Guarda Nacional em tempo foi o governo da Louisiana, e que aliás a Guarda Nacional é uma organização de voluntários, espalhados por suas casas e empregos, impossíveis de reunir em número suficiente para um desafio dessas proporções em menos de três ou quatro dias?
.

Adianta dizer que uma lei americana centenária (Posse Comitatus, de 1879) proíbe a mobilização do Exército para qualquer assunto interno, que mudar essa lei seria uma discussão de meses no Congresso e que George W. Bush não é o Congresso?
.

Não, não adianta. Nos EUA, é claro, só uma fração mínima da opinião pública levou a sério as calúnias escabrosas que, como sempre, vieram pela boca dos Jesses Jacksons e Michael Moores. No Brasil, elas passam por verdades absolutas.
.

Jornalismo da vaca amarela
.

O colunista Zuenir Ventura aderiu à campanha lançada pela sua colega Miriam Leitão - aqui comentada no artigo anterior -- para fazer de conta que ninguém na redação do Globo sabia da corrupção petista, pela simples razão de que jamais tive uma coluna semanal ali, jamais escrevi nada que pudesse alertar do assunto os meus colegas e, se escrevi, eles, coitadinhos inocentes, nunca leram. Como Groucho Marx, não lêem jornais que os aceitam como empregados.
.

Quinze anos de ocultação de crimes valem por outros tantos crimes. Quando por fim os delitos originais são revelados sem que ninguém mais consiga escondê-los, a saída de emergência é ocultar a ocultação. É a engenharia do esquecimento. Miriam e Zuenir lideram o pelotão de empreiteiros.
.

Com exceção de uns poucos, cujos nomes não cito para não fazer deles alvos de ódio, não há mais jornalistas na redação do Globo. Há somente agentes de influência do Foro de São Paulo, mentirosos compulsivos, covardões oportunistas, signatários deslumbrados de manifestos pró-Chavez e, é claro, clones em miniatura de Duda Mendonça.
.

Direi que são uma vergonha para a profissão? Mas como ter a certeza de que compreenderão o que quer dizer "vergonha"? Sua memória talvez não chegue tão longe.
.

Suma patifaria
.

Quando comecei a falar do Foro de São Paulo, desagradando um jornal que esperava que eu nada fizesse contra o seu querido socialismo além de repetir os argumentos econômicos usuais - e já então sem efeito -- do falecido dr. Roberto Campos, a gangue do candidato Lula ficou logo alarmada. Depois das eleições, seria fácil, com verbas federais, obter da mídia o silêncio obsequioso que viria a se mostrar tão eficaz. Naquela época, porém, era preciso inventar um desmentido às pressas. O desmentido veio pelas mãos do "assessor internacional" de Lula, o sr. Giancarlo Summa, o qual, em nota oficial, afirmava taxativamente ser o Foro apenas um encontro informal de debates, sem qualquer alcance estratégico ou decisório.
.

Respondi que encontros informais de debates não emitiam resoluções, muito menos resoluções sempre unânimes como as do Foro (v. http://www.olavodecarvalho.org/semana/10192002globo.htm ).
.

A resposta bastava, mas agora veio outra melhor. E veio da boca do próprio presidente da República, no discurso extraordinariamente vexaminoso, mesmo para os padrões lulísticos, com que enalteceu as condecorações oferecidas a alguns de seus puxa-sacos mais devotados: "Então, nós passamos a ter uma relação privilegiada com presidentes e com ministros que eram militantes, junto conosco, do Foro de São Paulo."
.

Ou seja: o clube informal de debates, além de emitir resoluções, tinha também militantes. Ouviram bem? Militantes. Não sei onde anda o sr. Summa. O que sei é que é uma delícia ver o presidente, ex ore suo, meter um carimbo de mentiroso na testa do assessor que tentou lhe encobrir as indecências.
.

A verdadeira invasão
.

Não satisfeitos de enviar ao Brasil duzentas toneladas anuais de cocaína em troca de armas contrabandeadas do Líbano, os homens das Farc treinam bandidos nos morros cariocas, recrutam brasileiros para o narcotráfico e atiram em nossos soldados na Amazônia, ao mesmo tempo que continuam transitando à vontade no Palácio do Planalto sob a proteção das autoridades federais e participando de festinhas em Brasília com políticos governistas, nas quais se gabam de ter financiado a campanha presidencial do PT. Será coincidência que pela primeira vez um desses tipos, o sr. Olivério Medina, tenha sido preso justamente no momento em que a fortaleza de seus protetores no governo federal ameaça desabar, e não antes?
.

No Equador e na Bolívia, a política interna é ditada por grupos "bolivarianos" subsidiados por Hugo Chavez e orientados, através dele, por Fidel Castro.
.

Na Venezuela, policiais e juízes de Cuba, autorizados a isso por uma lei de Hugo Chavez, podem prender qualquer um nas ruas, seja cubano, venezuelano ou de qualquer outra nacionalidade, sem que o infeliz tenha sequer o direito de apelar aos tribunais locais.
.

Milícias venezuelanas, por sua vez, operam dentro do território da Colômbia, ajudando as Farc.
.

É esse o panorama do que alguns agentes de influência, bem colocados na mídia, nas universidades, nas academias militares e na Escola Superior de Guerra, chamam de "soberania nacional", jurando que a coisa mais patriótica do mundo é defendê-la contra uma iminente "invasão ianque".
.

O prezado leitor acha que algum desses indivíduos é idiota o bastante para acreditar sinceramente que Fidel Castro, Hugo Chávez e os homens das Farc sejam patriotas brasileiros, arrebatados de emoção verde-amarela, devotos da memória de Caxias, ciosos da honra nacional e da integridade do nosso território?
.

Acha que são sonsos ao ponto de ignorar que a promiscuidade judicial cubano-venezuelana, a onipresença triunfante da narcoguerrilha e a hegemonia absoluta do Foro de São Paulo são, já, a dissolução das fronteiras nacionais e a preparação da futura União das Repúblicas Socialistas Latino-Americanas?
.

Pois é. Nada disso. Eles sabem perfeitamente bem que nenhum país da AL tem condições de repelir sozinho a intromissão multilateral armada e corruptora, que aquilo que chamam "invasão americana", se um dia chegar a se materializar, será na mais enfática das hipóteses o envio de umas poucas tropas a pedido de governos locais acossados, como aconteceu na Colômbia, que desencadear uma onda de pânico anti-americano é apenas diversionismo calculado para legitimar, sob desculpa alarmista e falsa, o fortalecimento da máquina chavista-fidelista-narcótica que oprime o continente.
.

Sabem perfeitamente que a ocupação norte-americana de uma parte qualquer da América Latina, mesmo ínfima, está fora de cogitação, porque os EUA não são uma Cuba qualquer, onde um cachorro louco fardado sai rosnando ordens e todo mundo obedece. Os EUA têm leis, têm uma ordem constituída, têm liberdade de imprensa, têm um parlamento, e quem quer que apareça em público propondo mesmo a título de simples conjeturação teórica uma invasão da América Latina receberá mil vezes mais pauladas do que o pastor Robertson, que sugeriu ainda mais conjeturalmente um tiro, apenas um tiro, um tirico de nada, na cabeça de anta do sr. Hugo Chavez.
.

Sabem que ninguém, nos EUA, quer um metro quadrado, um centímetro quadrado, um milímetro quadrado da América Latina, nem dado de graça. Sabem que, se a população do Brasil inteiro, de joelhos, implorar aos americanos: "Invadam-nos", a resposta será: "Não, obrigado. Vocês têm idéia de quantos soldados e funcionários teríamos de enviar para botar ordem nessa bagunça infernal que vocês armaram aí? Têm idéia de quanto custaria isso? Daria para reconstruir duzentas New Orleans."
.

Pois é, aqueles fulanos sabem de tudo isso, mas mentem, porque só são jornalistas nominalmente. Em substância, são agentes de influência, o que é coisa totalmente diversa. Explicarei a diferença num dos próximos artigos. Publicado pelo Diário do Comércio.

.

Olavo de Carvalho é jornalista, escritor, filósofo e Editor do MÍDIA SEM MÁSCARA.
olavodecarvalho.org

Sunday, September 04, 2005

Segurança

.
.
Na Inglaterra, agora, quem assaltar casa vai levar chumbo do morador
Clique no blog do publicitário gaúcho Tadeu Viapiana, um dos Diretores da NovaCentro: www.tadeuviapiana.ecn.br. Hoje, por exemplo, ele está contando que o governo inglês, o campeão do "desarmamento", está autorizando seus cidadãos a usar a força, inclusive armas de fogo, para se defender de assaltos e invasões de residências. Como? É isso mesmo. Leia e confira. . Mais do que isto: o publicitário mostra que o País que desarmou sua população em 1997, tem mais roubos, assaltos e arrombamentos do que os EUA, onde praticamente cada cidadão tem uma arma. Como assim? Isto mesmo: na Inglaterra existem mais roubos, assaltos e arrombamentos do que nos EUA.
.

.
.
Segurança
Inglaterra autoriza legítima defesa e uso de armas

Em fevereiro deste ano, o governo inglês adotou nova orientação sobre a legítima defesa. Autorizou os cidadãos a usarem a força, inclusive armas de fogo, na defesa de suas vidas. A medida é surpreendente, pois em 1997 o governo baniu as armas de fogo e, desde então, processou cidadãos que defendiam-se usando armas e outros meios. Quando se discute a proibição ou não da venda de armas de fogo no Brasil, vale a pena pensar sobre o exemplo ingles. Os dados sobre a criminalidade na Inglaterra mostram que, desde 1997, ano em que foram banidas as armas, os homicídios cresceram 25% e os roubos 36%. Hoje, a Inglaterra possui taxas por 100 mil habitantes mais altas do que os Estados Unidos em roubos, assaltos e arrombamentos. As taxas são as seguintes para 2003:
Roubos:
Inglaterra: 191,7 casos por 100 mil habitantes Estados Unidos: 142 casos por 100 mil habitantes
Assaltos:
Inglaterra: 450 casos por 100 mil habitantes Estados Unidos: 295 casos por 100 mil habitantes
Arrombamentos:
Inglaterra: 1550 casos por 100 mil habitantes Estados Unidos: 740 casos por 100 mil habitantes
Os números acima são uma prova definitiva e inegável que o "desarmamento inglês", ao contrário do que se imagina, não reduziu a violência e a criminalidade no país. Os EUA, "infestados" de armas de fogo, têm menos roubos, assaltos e arrombamentos. Isso tudo dá o que pensar!
Leia abaixo, a integra do documento que expressa a nova orientação do governo inglês.
Declaração pública conjunta do Serviço Jurídico da Coroa e da Associação dos Chefes de Polícia
Qual é o objetivo da declaração?
É uma rara e assustadora situação ser surpreendido por um intruso em sua própria casa. O Serviço Jurídico da Coroa e os Chefes de Polícia estão respondendo à preocupação pública acerca do que a lei prevê e da polêmica sobre proprietários agirem em defesa própria. Nós queremos um sistema de justiça criminal que tome decisões justas, tenha a confiança dos cidadãos protegidos pela lei e os encoraje a apoiar ativamente a polícia e promotores de justiça na luta contra o crime.Sempre que possível, você deve ligar para a polícia. O material que segue resume a situação em que você se depara com um invasor em sua casa e oferece uma visão geral de como a polícia e o Serviço Jurídico da Coroa tratarão qualquer desses eventos.
A lei me protege? O que é ‘força racional’?
Qualquer um pode usar uma força racional para se proteger ou proteger outros, ou proceder uma prisão para prevenir crimes. Não se espera que você faça um julgamento preciso do nível de força que você usa no calor do momento. Desde que você faça somente o que honesta e instintivamente acredita ser necessário no calor do momento, isso seria a evidência mais forte de sua ação legítima e em defesa própria. Esse ainda é o caso se você utiliza para tanto um objeto com uma arma. Como regra geral, quanto mais extremos as circunstâncias e o medo sentido, mais força você pode legalmente usar em legítima defesa.
Eu tenho que esperar para ser atacado?
Não, não se você estiver em sua própria casa e teme por si ou por outros. Nessas circunstâncias, a lei não exige que você espere para ser atacado antes de começar a usar de força defensiva.
E se o invasor morre?
Se você age em racional legítima defesa, como descrito acima, e o invasor morre, você ainda assim terá agido legalmente. De fato, existem muitos casos do tipo em que o proprietário não foi condenado. Entretanto, se, por exemplo:• alguém inconsciente bater em sua porta e você então decidir feri-lo ou matá-lo para puni-lo; ou • você sabe de um pretenso invasor e prepara uma armadilha para machucá-lo ou matá-lo ao invés de envolver a polícia, você estará agindo com força excessiva e voluntária e poderá ser condenado.E se eu persegui-lo quando ele fugir?
Essa situação é diferente no sentido de que você não estará mais agindo em legítima defesa e então o mesmo grau de força poderá não ser razoável. Todavia, ainda é permitido que você use força racional para recuperar a sua propriedade e realizar a prisão de um cidadão. Você deve considerar a sua própria segurança e, por exemplo, se a polícia foi chamada. Uma agressão para derrubar o intruso ou um único disparo seria provavelmente plausível. Agir com maldade ou por vingança com a intenção de infligir punição através de agressão or morte não seria.
Você acreditará no intruso ao invés de em mim?
A polícia pesa todos os fatos quando investiga um incidente. Isso inclui o fato de que o invasor causou a situação em primeira instância. Nós esperamos que todos entendam que a polícia tem o dever de investigar incidentes envolvendo mortes ou agressões. As coisas não são sempre como parecem. Há momentos em que pessoas fingem que um assalto aconteceu para acobertar outros crimes como uma disputa entre traficantes de drogas.Como a polícia e o Serviço Jurídico da Corte conduzirá a investigação e me tratará?
Considerando esses casos, os Chefes de Polícia e o Procurador Geral têm a obrigação de investigá-los e revisá-los o mais rápido e o mais compreensivamente possível. Em alguns casos, em que, por exemplo, os fatos são bem claros ou nos quais agressões menos graves estão envolvidas, a investigação será concluída muito rapidamente, sem a necessidade de prisão. Em casos mais complicados, nos quais mortes ou agressões sérias ocorrem, questionamentos mais detalhados serão necessárias. A polícia pode precisar realizar um exame de corpo delito ou obter a sua versão dos fatos.Para assegurar que tais casos sejam tratados o mais rápido e o mais compreensivamente possível, a polícia e o Serviço Jurídico da Coroa adotarão medidas especiais como: • um investigador experiente irá comandar o caso; e• se chegar ao ponto de o Serviço Jurídico da Coroa considerar a evidência, o caso será priorizado para assegurar que um advogado experiente tome uma decisão rápida. É fato que pouquíssimos proprietários já foram condenados por ações resultantes do uso de força contra invasores. (Tradução de Vanessa Alessandri)
Veja aqui matéria da
Times a respeito.
http://www.tadeuviapiana.ecn.br/blog/