interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Sunday, February 12, 2006

Suécia: redução de petróleo

.
.
.
12/02/2006

Suécia quer não ter de usar petróleo em 15 anos

A Suécia quer poder viver sem ter de usar petróleo em um período de 15 anos - e sem construir outras instalações nucleares.

Um comitê formado por industriais, acadêmicos, fabricantes de automóveis, fazendeiros e outros profissionais está à frente da iniciativa.

A intenção é substituir combustíveis derivados de petróleo com fontes renováveis antes que o aquecimento do planeta afete a economia e a crescente escassez da fonte de combustível fóssil leve a aumentos ainda maiores de preço. De acordo com o jornal britânico The Guardian, a ministra sueca do Desenvolvimento Sustentável, Mona Sahlin, acredita que a dependência do petróleo poderia acabar em 2020.

Recessão

A Academia Real de Ciências sueca está preocupada com o abastecimento de petróleo, que poderia estar chegando ao seu máximo e preços cada vez maiores poderiam causar uma recessão econômica global.

"Nossa dependência deve acabar em 2020", disse Sahlin. Em entrevista ao The Guardian, ela disse que "deve sempre haver alternativas para o petróleo".

"Nenhuma casa deve depender de geradores a óleo para aquecimento e nenhum motorista deveria ter somente gasolina para abastecer seu carro.

"O país escandinavo, que foi duramente atingido pela crise de petróleo na década de 70, hoje em dia depende basicamente de energia nuclear e hidroelétrica.

O comitê do petróleo deve se reportar ao parlamento dentro de alguns meses. Altos funcionários do Ministério da Energia da Suécia esperam que o comitê recomende maior desenvolvimento de biomassa, com uso das florestas do país. De acordo com um dos funcionários do ministério, "queremos estar mentalmente e tecnicamente preparados para um mundo sem petróleo".

Também se espera que o comitê recomende mais geração de energia eólica e de uso da energia produzida a partir das ondas do mar.

Fonte: BBc Online

Comente esta notícia no espaço do leitor

Ler comentários sobre esta notícia


http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=23112
.
.
Sim, com a energia nuclear é possível. Mas, aí como vai ficar a posição sectária dos ambientalistas?
a.h
.

No comments:

Post a Comment