interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Sunday, October 15, 2006

Estranhamento

.
Acho bastante estranho que sempre se refiram aos EUA como um "país violento". Como se o nosso não fosse, como se o malfadado III Mundo não fosse muito pior. Num fim de semana "brabo" em São Paulo costuma morrer muito mais que em um mês em L.A. ou N. York.

Acredito que este seja apenas mais um capítulo de "espelho social" em que projetamos nos outros aquilo que nós próprios somos.

À propósito...




(...)

Dito isso, neste 11 de setembro confesso que me sinto muito mais atemorizado pelos bandidos do Rio de Janeiro do que pelo Osama Bin Laden, mesmo depois de vê-los na montanha nesta semana.

Testemunhei poucos sinais de violência no Rio nos últimos anos, mas as histórias dos amigos, dos jornais, dos filmes e os números do crime são assombrosos.

Nos primeiros seis meses do ano,
135 policiais do Rio morreram à bala.

A polícia de Nova York está com 159 anos e morrem, em média, quatro policiais por ano. No Rio, nesta média de 19 por mês, vão morrer 228 neste ano. Não menos assustador é o número de pessoas que a policia mata.

O Rio vai ter mais de 10 mil homicídios em 2003.

Em Nova York, no pior da crise dos anos 80, quando as pessoas tinham medo de sair à noite, o número de mortes estava perto de 2 mil por ano. Agora está em torno de 600.

Qual é a cidade do medo neste 11 de setembro?

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2003/09/0

No comments:

Post a Comment