interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Thursday, May 10, 2007

Condições do biodiesel



A produção de etanol a partir do milho está mudando a face de várias regiões rurais dos EUA, uma delas está no estado de Iowa. Uma visão limitada deste movimento (assim de como se processa a economia americana) tenderia a achar que apenas produtores locais seriam os principais beneficiários, além dos consumidores locais. Já há dezenas de investidores e, entre os quais se inclui a John Deere, uma das maiores companhias de equipamentos agrícolas do país.

Como nos EUA, a agricultura não se desenvolve por "geração expontânea", um pacote de medidas subsidiarão o projeto. Com o preço do barril alto como está, o etanol tem grandes chances de alavancar. Como se vê no mapa acima, há várias plantas de produção de etanol em fase de construção.

A "onda verde" que toma conta do mundo tem seus reflexos no país de modo a guiar a produção. Ao invés de tributar mais e mais atividades poluidoras, o governo americano resolveu incentivar o substituto à gasolina. Na Califórnia, os subsídios são ainda maiores. Tudo pela política do "ar limpo".








A partir do ano que vem, todo o diesel consumido no país já poderá contar com 2% de biodiesel. A mistura de 5% prevista para 2013 poderá ser antecipada para 2010, a seguir esta tendência.

Não só o Brasil, mas outros países latino-americanos apresentam condições favoráveis de produção do biodiesel a partir de recursos próprios, como a cana, o milho, a soja, a palma azeiteira. Mas, é o nosso país que apresenta as melhores condições de produção que equivalem a metade do custo na União Européia ou um terço a menos que nos EUA.

Mas, a questão não são apenas de solo ou fertilidade, mas do nó górdio brasileiro: infra-estrutura e logística. O potencial baiano, por exemplo, é enorme. No entanto, a falta de logística faz com que 80% do álcool consumido no estado seja proveniente de outros estados.



A produção de etanol de milho americana é próxima da produção brasileira a partir da cana. Acontece que sua demanda é que é muito maior, o que oferece excelentes oportunidades para o Brasil. Nossos problemas aqui são contornáveis, como a emissão de selos de qualidade ambiental - "selo verde" -, enquanto que para os americanos, a produção já tem reflexos no preço do milho que está na base de sua dieta diária.

Ecologicamente, o etanol realmente tem características que atestam sua sustentabilidade. Além de se aproveitar mais, como o subproduto a partir do bagaço da cana, é possível produzir o biocombustível a partir do próprio lixo urbano.
(continua...)

No comments:

Post a Comment