interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Wednesday, September 12, 2007

EPE vs. WWF

** Round 1 - WWF lança a "Agenda Elétrica Sustentável 2020" em 14/9/2006.
O estudo prevê economia de R$ 33 bilhões para os consumidores, diminuição no desperdício de energia de até 38% da expectativa de demanda, geração de 8 milhões de empregos, estabilização nas emissões dos gases causadores do efeito estufa e afastar os riscos de novos apagões se o cenário Elétrico Sustentável for aplicado no Brasil até 2020.
** Round 2 - Presidente da EPE critica o documento durante o evento de lançamento.
Já o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, questionou os índices utilizados para embasar a pesquisa, como taxas de crescimento e potencial energético de usinas hidrelétricas. "Acreditar que é possível crescer sem construir novas usinas é uma utopia que levará o país ao não-desenvolvimento", disse. "São estudos perigosos para o país. Nós não podemos iludir a população brasileira."
** Round 3 - WWF envia uma carta aberta à EPE em 9/10/2006, respondendo as críticas e fazendo acusações ao Presidente da empresa.
Através deste comunicado público o WWF-Brasil e seus parceiros buscam esclarecer as dúvidas e rechaçar as afirmações feitas pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética do Ministério de Minas e Energia.
** Round 4 - EPE envia Ofício em resposta à carta da WWF, em 19/10/2006.
Inicialmente, manifesto minha surpresa pela carta aberta divulgada pelo WWFBrasil, que atribui a mim idéias que, absolutamente, não condizem com a verdade. É bastante estranha a visão de participação democrática dessa instituição, que pretende contribuir para o debate sobre o planejamento energético do país, mas não aceita críticas.


Compilado por Fábio.

No comments:

Post a Comment