interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Wednesday, November 21, 2007

Lula decide investir US$ 2 bi em Garabi, a mega-usina do rio Uruguai

O compromisso do presidente Lula de que o projeto de construção da usina hidrelétrica binacional de Garabi, no rio Uruguai, sairá do papel, foi comemorado pelo ex-secretário de Energia, Minas e Comunicações, Valdir Andres, atual diretor administrativo do Banrisul.
O editor desta página falou com Andress durante o almoço desta terça-feira com o presidente da Anfavea, no Plaza de Porto Alegre.. Lula disse para apresidenta eleita da Argentina, Cristina Kirchner, que o cronograma da obra da megausina será definido até fevereiro. "É a realização de um sonho", declasrou Andress.
Foi Andres quem resgatou o projeto da Usina Garabi no governo Rigotto, quando foi secretário de Energia. O que ele informou sobre os grandes números da usina: "Garabi mudará a vida da região Noroeste do Estado para sempre. O investimento inicial previsto é de US$ 2 bilhões para a geração de 1.800 megawatts (MW) de energia, com a construção de duas barragens. A geração de empregos diretos e indiretos pode atingir a incrível marca de 50 postos de trabalho. A previsão de término da obra é de seis anos”.
Andres sempre enfrentou o pessimismo das pessoas, sobretudo na sua região, as Missões, que criticavam o empenho do então secretário numa "obra utópica", como era chamada Garabi. Ele, contudo, nunca se deixou abalar, reunindo estudos já realizando e promovendo a realização de marcos regulatórios entre o Brasil e a Argentina. A iniciativa privada tem grande interesse em participar da construção de Garabi, que aumentará em 50% a produção de energia do Rio Grande do Sul.
www.polibiobraga.com.br - Porto Alegre, quarta-feira, 21 de novembro de 2007

No comments:

Post a Comment