interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Saturday, February 16, 2008

Federação Iugoslava

Slobodan Milosevic que levou a morte 200.000 pessoas nos anos 90 e ordenou estupros em massa dentro de seus planos de "limpeza étnica" aos não-sérvios dos Bálcãs.



Em primeiro lugar, se fôssemos nos ater mesmo a quem quer que tenha chegado primeiro como critério para posse e propriedade do Kosovo, então daí mesmo que aqueles pagos teriam que ser devolvidos aos seus primevos detentores, os ilírios, povo do qual muçulmanos da Albânia e do Kosovo são descendentes. Veja, este é um argumento pelo qual estou me baseando, análogo ao que defende a posse do que hoje é Israel pelos palestinos, mas não que eu próprio o endosse. Pois, se fosse o caso, eu acharia que a bandeira da Confederação Australiana devesse mudar por alguma com motivos aborígenes, daquelas pinturas cheias de bolinhas ou que a Reserva Raposa-Serra do Sol em Roraima devesse ser ampliada. E, ao contrário, eu sou terminantemente contra. Deve se ressalvar, no entanto, que qualquer solução, seja para Israel seja para o Kosovo, não deve contemplar a expulsão de nenhum grupo em questão. Simplesmente, isto não é mais viável.
Ocorre que, no século XX, no pós-guerra, nos anos 90, os sérvios atacaram primeiro e o sececcionismo feito por "terroristas" nada mais era do que um legítimo questionamento de independência pelos kosovares, já que estes são formados, em cerca de 90%, por muçulmanos. Cabe ainda lembrar que não tenho simpatia alguma por esta religião, mas estou analisando o contexto em que o conflito surgiu... Veja que este expediente só se tornou legítimo após a política de "limpeza étnica" perpetrada por Milosevic, bem como a demissão em massa (uma vez que o socialismo aos moldes iugoslavos ainda vigorava) feita pelo governo sérvio para combater o desemprego sérvio! Esta nem Stálin tentou... Claro que com uma política econômica digna de um neanderthal, a reação veio e não foi a conta-gotas. Como os sérvios não teriam atacado a Eslovênia por sua independência? Oras! Se o argumento for mesmo o da "integridade territorial" e manutenção da unidade iugoslava, porque não fizeram nada?! Simples, porque não têm fronteira com a mesma. Já, os croatas que também viviam em zona de interfácie com os sérvios foram atacados por estes. Atacaram primeiro nesta conjuntura específica, sim.
Qual "federação" tinha que ser defendida? A feita por mão de ferro por Tito? Isto não é federação nem aqui nem na China... A posição dos kosovar ainda detém legitimidade em seu movimento sececcionista, pois os sérvios declararam guerra aos muçulmanos da Bósnia. Segundo os próprios muçulmanos, todos estavam em guerra contra os sérvios então.
Federação Iugoslava... Que piada! "Federação" como a soviética? Hoje, as nações bálticas estão anos-luz em melhor situação, justamente, porque conseguiram largar aquele pútrido meio de cultura político para se integrarem economicamente ao Ocidente.
E ainda foram os próprios sérvios de oposição que, em massa, protestaram pela saída de seu próprio governante, Milosevic.

No comments:

Post a Comment