interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Sunday, March 16, 2008

Realismo ou Terceiro-Mundismo?

Muito bom, eu entendo as razões para os subsídios da mesma forma que tu, o protecionismo cria e sustenta oligarquias que farão o possível para defender sua existência, mais que ideologia ou razões econômicas é esse o interesse por trás dos subsídios e tarifas. Eu apenas não havia estendido a definição de interesse de Estado a isso também. Agora está claro.


No exemplo, eu não gostei da forma apriorística como foi tomada a conclusão de que o caso dos subsídios é uma estratégia de dominação americana sobre a AL, sem maior evidência ainda que faça sentido partindo do axioma realista. Apenas não creio que se trate de "estratégias" de expansão do poder da nação sobre o mundo.


Creio que não há uma inteligência objetiva por trás de cada nação dessa forma. Elas são reféns do desejo de poder dos seus grupos de interesse internos e sem dúvida isso dita as suas ações, mas não vejo por que isso não possa vir em detrimento até mesmo de seu poder sobre as outras, enquanto nações, reunidas as circunstâncias.


É uma consistente teoria do estado que vá da macro à micro-estrutura do sistema público.


Vou deixar anotado... quem sabe eu encontre daqui a uns dois anos quando tiver que pensar na monografia.


Acho que se ou quando o liberalismo vingar, isso se deverá mais às razões utilitaristas do que pelo "ideal liberal" em si, pelo menos na medida em que o liberalismo é corroborado pelo utilitarismo.


D.


____________


Não vejo subsídios como "forma de dominação". A "dominação", para chamar assim o simples comércio se dá através da compra, mais apropriadamente. Tendo países e mercados como EUA, UE e Japão, prioritariamente, nós criamos uma dependência (não entenda esta palavra como negativa, por favor). Ou seja, é justamente o contrário do que alegam os teóricos da dominação.


Isto que os teus missivistas estão chamando de "realismo", mais me parece o velho e surrado terceiro-mundismo, mesmo.


Tu tens razão! O protecionismo diminui o poder das nações mais adiantadas na medida em que isola estas e reduz seu comércio externo. Aqui vemos a contraditoriedade do "raciocínio realista". Reitero, no entanto, que não me parece realista, mas sim terceiro-mundista...


Sim, o liberalismo, quando se desenvolve, ocorre por razões pragmáticas e não por idealismo.


A necessidade do desenvolvimento de uma teoria do estado decorre não apenas de um intento de "limitar o estado", mas de adquirir instrumentos para torná-lo mais eficaz e producente ao mercado.



____________


Leia também sobre cotas de importação ao aço brasileiro:



No comments:

Post a Comment