interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Friday, February 12, 2010

Melhor país


De acordo com os dados do manualzinho da CIA, os EUA estão em 180º lugar (em escala crescente) no quesito mortalidade infantil tendo países como Itália (185º), Canadá (190º), Bélgica (200º), França (217º), Suécia (222º), Bermuda (223º) e Singapura (224º) – a posição mais avançada. Mas, também temos Cuba em posição mais avançada que os EUA, com o 182º lugar.

Bem... Para tecermos comparações justas teríamos que fazer correlações, o que não será o caso aqui, mas posso sim fazer algumas especulações, baseadas em arremedos de correlações. Fica claro, portanto, que o que vou dizer não tem caráter definitivo, nem pretendo esgotar nada, mas começar um debate.

Tomemos a taxa de imigração de alguns países conhecidos por atraírem mão-de-obra: Itália com 2.06 migrant(s)/1,000 population (2009 est.)
country comparison to the world: 41;
Canadá com 5.63 migrant(s)/1,000 population (2009 est.)
country comparison to the world: 16;
E EUA com 4.32 migrant(s)/1,000 population (2009 est.)
country comparison to the world: 25.

Há países, como o Canadá que recebem mais imigrantes proporcionalmente que os EUA, aumentando assim a pressão sobre seu sistema público de previdência. Já, outros como a Itália, menos, o que lhe permite alçar melhores indicadores sociais. Também seria justo saber se o imigrante no Canadá já dispõe de benefícios comuns a sua população. E se por imigrante significa os que são devidamente legalizados ou há projeções sobre qualquer tipo de imigração nestas análises.

Claro que esta análise é manca, pois um EUA não tem os mesmos tipos de serviço social que um Canadá etc. Mas, há outras correlações possíveis como a estrutura etária (mais jovens ou idosos e, proporcionalmente, menos adultos significam mais gastos), o que muda muito o parâmetro de análise entre um EUA, Austrália e Japão (este com grande participação de idosos), p.ex. Tais detalhes têm que ser levados em conta na hora de se dizer o que é ‘melhor’ ou ‘pior’. Melhor como? É a questão.

Será que o mesmo vale para as oportunidades de emprego, mobilidade social de acordo com os [link=]PIBs regionais disponíveis?



Sejamos coerentes, quando se diz que uma Suécia é melhor do que os EUA estamos falando precisamente do quê? Das oportunidades de se empregar ou de obter uma ajuda de custo por filho gerado?

E a propósito de onde vocês acham que vêm a maior parte das inversões externas para a Escandinávia? Da França? De Cuba?

A propósito também, vocês confiam em dados de saúde pública provenientes de Cuba, com menor mortalidade infantil do que os EUA?
...

No comments:

Post a Comment