interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Friday, April 02, 2010

Superávit de boas intenções e déficit racional



O caos urbano e a pauperização da moradia seriam minimizadas se não se criassem guetos. Agora seria bom perguntar quem foi o gênio que com medidas populistas como congelar preços de aluguéis reduziu a oferta de imóveis para locação no país inteiro e de quebra, chutou a população para as periferias desassistidas de infra-estrutura e serviços? 

A Lei do Inquilinato. Esta lei foi decretada em 1942. Congelou por dois anos todos os aluguéis. Mas findo este período ela foi prorrogada sucessivamente até 1964.
Esta lei desestimulou muitos proprietários a alugarem casas no centro. Alguns começaram a comprar terras na periferia e depois de loteá-las, vendê-las. Isto era mais negócio. Outros continuaram a alugar as casas. Porém como não podiam elevar os aluguéis, adotaram a tática de obrigar os inquilinos a se retirarem. Para realizarem seu intento usaram até de violência: destelhamento das casas, danificação dos fogões e dos canos das instalações de água e esgotos. Retirando-se os inquilinos, poderiam alugar as suas casas a um preço bastante superior ao valor congelado. Esta foi uma época de muitos despejos com várias batalhas judiciais entre proprietários e inquilinos com um governo populista se colocando como árbitro.
Tudo isto reforçou o déficit habitacional no centro, obrigando a grande massa trabalhadora, com baixo poder aquisitivo, a ir morar na periferia. Contribui também para este deslocamento o aumento da população trabalhadora devido ao intenso fluxo migratório para a cidade de S. Paulo.


As boas intenções da esquerda não são uma maravilha? O que falta a estes *%#!!@##!! * é um mínimo de racionalidade econômica. Mas daí seria pedir muito... Então, como se diz mesmo: de boas intenções, o inferno está cheio.

Aí está a origem de nosso déficit habitacional.


2 comments:

Anonymous said...

fraquinho eim....

INTERCEPTOR said...

E qual a tua sugestão? Espero algo melhor do que isto.

Post a Comment