interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Sunday, November 14, 2010

Abortando o conhecimento


Pesquisador brasileiro radicado na Austrália avalia a situação mundial dos estudos filogeográficos (conferir: Desafios da filogeografia):
 
Segundo Beheregaray, enquanto a maioria esmagadora da produção científica na área vem do hemisfério Norte, a contribuição dos países que concentram a maior parte da biodiversidade do planeta ainda é muito pequena. “Essa distorção dificulta a síntese comparativa da informação produzida globalmente, que é um dos desafios centrais da filogeografia”, disse nesta segunda-feira (8/11), durante o Simpósio Internacional sobre Filogeografia, organizado pelo Programa Biota-FAPESP.
 
Se para reverter isto “é preciso que os países desenvolvidos invistam na pesquisa filogeográfica em países megadiversos, como o próprio Brasil”, as instituições brasileiras precisam antes rever seu preconceito contra os pesquisadores estrangeiros, muitas vezes acusados de “biopirataria”.
Há muito interesse, obviamente, em lucrar com nossos recursos naturais. O problema é que nós próprios não temos uma política de desenvolvimento no setor onde agências estatais estabeleceriam parcerias em pesquisa e desenvolvimento para que a atividade empresarial possa crescer. Se já há um preconceito contra o próprio empreendedor nacional, imaginem contra o estrangeiro então. Ocorre que se este campo não é devidamente fortalecido no cenário doméstico, devido à tributação excessiva, devido à burocracia etc., é claro que a atividade empreendedora vai se deslocar para fora. Sem dúvida e, por fim, o temor se torna uma profecia auto-realizada graças a nossa incompetência e não a realidade prévia de fato.
...

No comments:

Post a Comment