interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Friday, April 06, 2007

Alarmismo do IPCC

...

E a imprensa alarmista continua a toda.


Painel da ONU admite fim da Amazônia até 2080
05/04 - 14:44, atualizada às 21:37 05/04 - BBC Brasil

A segunda parte do relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês), que será lançada nesta sexta-feira em Bruxelas, fará referência a novos modelos de previsão de clima que indicam, no pior dos cenários, o desaparecimento de grande parte da Floresta Amazônica até 2080 devido ao aquecimento global.


E


Parte da Amazônia pode virar savana, alerta WWF
05/04 - 07:59, atualizada às 13:10 05/04 - BBC Brasil

Se a Floresta Amazônica se tornar um ambiente mais quente e mais seco, uma área de 30% a 60% pode se converter em um tipo de savana seca, de acordo com pesquisa realizada sob os auspícios do INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial do Brasil) e incluída em relatório do WWF divulgado nesta quinta-feira.


[Mas, o que não faz nenhum sentido segue abaixo. Como o aumento da temperatura levaria a redução da pluviosidade? É o contrário que acontece...]


Segundo o documento da WWF, modelos sugerem que até 2050, as temperaturas na Amazônia vão aumentar em 2-3º centígrados. "Ao mesmo tempo, uma diminuição nas chuvas durante os meses secos levará a seca generalizada."


E para quem já cansou dessa ladainha obscurantista.

(...)

O código de procedimentos do IPCC (Seção 4) estabelece: "Mudanças (que não sejam gramaticais ou pequenas alterações editoriais) feitas após a aceitação do Grupo de Trabalho ou o Painel serão aquelas necessárias a garantir a consistência com o Sumário para Formuladores de Políticas ou o Capítulo Geral". Assim, o lapso de três meses até a divulgação do relatório (o mais importante e feito somente pelos cientistas) tem como objetivo permitir aos pesquisadores que adaptem o seu documento técnico ao Sumário para Formuladores de Políticas (que tem ingerência política). Tal fato coloca uma mancha no trabalho do IPCC e compromete a sua credibilidade. Agora, como o regramento do Painel de Mudanças Climáticas da ONU sugere que nenhuma vírgula poderia ser alterada do WG1 após o dia de hoje de forma a garantir "consistência" com o Relatório para Formuladores de Política, o risco é a existência de documentos partindo do mesmo órgão com conclusões distintas ou opostas.

Um pesquisador norte-americano favorável ao aquecimento global e com quem tivemos oportunidade de trocar idéias esta semana nos resumiu com sabedoria toda a complexidade envolvendo a questão. "Quando a política invade a ciência, três grupos se formam: os favoráveis, os contrários e a verdade".

(...)

Autor: Eugenio Hackbart
Publicado em 02/02/2007 02:22
http://www.metsul.com/blog/?cod_blog=1

...

No comments:

Post a Comment