interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Monday, October 22, 2007

Mídia não opinativa




Críticos da mídia apontam o esquerdismo como principal “desvio” da função da mídia e de seu dever de bem informar. Penso que é mais do que isto, bem como anterior a isto tudo. Conversando com jornalistas que criticam a “mídia opinativa”, em especial os que se pautam pelo “politicamente correto” vejo que defendem uma “mídia isenta”, a qual exerceria o verdadeiro jornalismo. Anos atrás li um livrinho sobre a Inglaterra, Um Canal Separa o Mundo ou algo assim, já nem me recordo direito do título. Havia uma seção que comentava sobre a mídia britânica, muito interessante. Argumentava que na Inglaterra não há o que se chama no Brasil de “furo jornalístico”. A agência que fornece informações é comum a vários jornais. A função precípua destes era de opinar mesmo. Quem compra um jornal X sabe que tem opinião diferente de um jornal Y e o faz por desejar uma avaliação singular. Não se procura o fato em si (este já está implícito), mas a opinião (ou opiniões se se tratar de compará-las) de um meio de comunicação.

Agora eu me pergunto se a montanha de informações distribuída sobre o desempenho do Brasil nos índices de credibilidade econômica tomadas como algo factual ou “isenta” têm alguma credibilidade no sentido de bem informar após a notícia abaixo?

Muralhas da China
Os analistas financeiros vivem momentos incômodos, um estudo, aponta que cerca de dois terços dos analistas de Wall Street recebem favores profissionais de executivos.
VER INFO >>
América Economia
, 7 de outubro de 2007. Edição 347.


Mídia isenta ou não opinativa não passa de outro sonho de virgem...

No comments:

Post a Comment