interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Monday, February 04, 2008

Dissenso no aquecimento




Em O Ambientalista Cético, Lomborg comenta algumas matérias que estavam em voga nas principais manchetes nos anos 70. Se as lêssemos, sentiríamos grande familiaridade com as atuais sobre o suposto 'aquecimento global'. A única diferença é que falavam em resfriamento global. É um tanto estranho que tudo tenha mudado assim, tão repentinamente.


A guinada que houve partiu daquele gráfico feito num único experimento no Havaí. A partir daí se inferiu que o mesmo valesse para todo o resto! Isto é demais! E os aquecimentistas ainda cobrar seriedade dos céticos...Vejamos isto:


Em sua edição de 26 de outubro (Vol. 318, no. 5850), a tradicional revista científica Science publicou um comentário crítico dos pesquisadores Gerald Roe e Marcia Baker, da Universidade de Washington, em Seattle, sobre a falta de precisão dos modelos climatológicos em vigor para efetuar qualquer prognóstico confiável sobre as tendências climáticas futuras. Segundo eles, "as incertezas nas projeções de futuras mudanças climáticas não diminuíram substancialmente nas últimas décadas". Como sintetizou no título da nota referente ao trabalho a revista britânica New Scientist de 26 de outubro, "o clima é muito complexo para previsões precisas".

É simples assim: a dinâmica climática resulta de uma extremamente complexa interação de fatores extraterrestres e terrestres, que a ciência ainda está longe de entender de forma sistêmica e, mais ainda, de poder transformar em modelos matemáticos minimamente confiáveis para fundamentar decisões políticas de tão grande alcance.


Isto é "sem base" ou é algo digno de ser discutido? Só porque vai contra a corrente em voga, os aquecimentistas desqualificam, jogando no ralo porque não lhes convêm?

No comments:

Post a Comment