interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Wednesday, April 09, 2008

Grécia vs. Macedônia


Pensei que houvesse alguma 'proximidade política' entre a Macedônia e a Grécia, que a proximidade étnica que forçasse a política... Mas, até nisso aqueles balcânicos se dividem. Atenas não considera viável a entrada da Macedônia no guarda-chuvas da Otan. Pelo menos, a oposição grega aos intentos unionistas da Macedônia com a região homônima, eu conhecia...


Mas, não sei... Esse negócio de boicote aos produtos gregos pela Macedônia, assim como embargos, parece que não acabam muito bem sucedidos. Por que não acabam, se perpetuam e tudo que corrobora contra o comércio regional acaba sendo contraproducente.


A obstrução à entrada da Macedônia na UE seria como se o feitiço virasse contra o feiticeiro. Muito pior do que o dano que poderiam causar à Grécia, visto no longo prazo.


Me parece, no entanto, que se há um culpado maior nesta história é a própria Grécia ao querer o isolamento da recém emancipada nação ao procurar outras rotas e portos para comercializar com a UE. Prejuízos para os macedônios (tal como seria se os quebecois se separassem do Canadá) com os investimentos gregos totalizando mais da metade no país e a rota comercial macedônica com parceiros não-gregos tendo que passar pelo Porto de Thessaloniki, ou seja, um porto grego!


Bem... Se os EUA e a UE decidirem pela incorporação do estado balcânico a sua órbita, acho que Atenas cederá.

No comments:

Post a Comment