interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Sunday, May 11, 2008

Fundos globais para a América Latina


Crescimento das economias latino-americanas




A economia latino-americana apresenta grandes possibilidades de crescimento em futuro próximo. Vejamos alguns trechos desta análise:



(...) o promissor é que estes fundos são (o tem potencial para ser) veículos importantes no financiamento do desenvolvimento, não somente em seus países de origem como em outras regiões emergentes como a América Latina.

(...)

Quando a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi criada, há cinco décadas, seus países membros concentravam cerca de 75% do PIB mundial; hoje representam apenas 55%.

(...)

Mais além das manchetes sensacionalistas, porém, os fundos soberanos estão fazendo uma aposta firme e decidida pelos mercados emergentes, com importantes investimentos na América Latina e outras regiões em desenvolvimento. É o caso da Temasek, que ostenta importantes participações no banco índio Icici e na Tata Teleservices.

(...)

Por que investir em economias desenvolvidas que crescem menos de 2% quando as latino-americanas crescem acima de 5%?

(...)

No futuro, as estratégias de diversificação levarão os fundos soberanos a não buscar somente uma alta rentabilidade, mas também alternativas menos ligadas a seus países de origem. Isso muito provavelmente implicará um interesse crescente em regiões como a América Latina. Se os fundos soberanos decidem destinar 10% de seus investimentos a outras economias emergentes na próxima década, isso poderia resultar em investimentos potenciais de aproximadamente US$ 1,4 trilhão, um valor anual superior ao de toda ajuda que os países da OCDE destinam ao desenvolvimento. E seria bom aos países latino-americanos não perder esse trem.



No comments:

Post a Comment