interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Thursday, January 07, 2010

Imprensa Marrom


Caio Rossi se esmera na teoria conspiratória em mais um post de imprensa marrom pró-islâmica:

(…)
[t]he evidence suggests that the Pentagon and US intelligence are moving to militarize a strategic chokepoint for the world oil flows, Bab el-Mandab, and using the Somalia piracy together with claims of a new Al Qaeda threat arising from Yemen to militarize one of the world’s most important oil transport routes. As well, undeveloped petroleum reserves in the territory between Yemen and Saudi Arabia are reportedly among the world’s largest.” (grifos meus).


Eu sei que o caminho mais fácil quando se trata de geopolítica é sempre, o da exploração de recursos naturais por forças alheias à soberania nacional. E por ser de uma raciocínio ‘fácil’ não quer dizer também que não seja verdadeiro, mas se for assim, porque alguns dos países colocados antes da 37ª posição não seriam alvo de peripécias do “imperialismo americano”?

Na lista encontram-se, dentre outros:

  • México, na 7ª posição, com seu narcotráfico crescente sob domínio dos Zetas, não seria uma boa escolha para uma ação do vizinho em sua política interna?
  • A Venezuela na 10ª posição não apresentaria diversas justificativas para uma intervenção?
  • Convenhamos, o Brasil, na 13ª posição, com uma produção diária de 2.422.000 não é muito mais interessante que o miserável Iêmen?
  • Próximos ao nosso número estão Argélia, Nigéria, Angola e Líbia. Por que perder tempo com o Iêmen?
  • Equador, Sudão, Síria, Tailândia, Guiné Equatorial ou Vietnã produzem mais. Exceção feita ao Sudão, não seriam regiões mais fáceis de interferir?

As premissas do artigo com “ótima análise sobre os interesses estratégicos em jogo na região” citado por Caio Rossi já mostram quão sólidas são.

Sem comentários.

2 comments:

Nina said...

Oi Anselmo! Sou eu Nina Simone sua colega no CurSo de Geografia da UFRGS, lembra? Se lembra, que bom. Eu lembro de ti. Não li nada do seu blog. Estou escrevendo porque tenho boas lembranças de ti. Estás bonito na FOTO!! Um grande abraço da amoga Nina - gaúcha da fronteira. Meu email é nina.mone@hotmail.com

INTERCEPTOR said...

Esta discussão prossegue em http://acasadefenrir.blogspot.com/2010/01/trololo-islamo-sofistai.html

Post a Comment