interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Tuesday, May 14, 2013

A insegurança de fábrica automobilística nacional

E aí? Tu não te sente um pateta com aquele discurso de "proteção à indústria nacional"?
Mundo "descobre" que carro brasileiro é inseguro; custo não é desculpa, diz NCAP - Ultimas Notícias - UOL Carros




Mundo "descobre" que carro
brasileiro é inseguro; custo não é
desculpa, diz NCAP
Eugênio Augusto Brito
Do UOL, em São Paulo (SP) 13/05/2013 18h57 > Atualizada 13/05/2013 20h36
Victor R. Caivano/AP
O caso Ka: resgate de vítimas de acidente com Ford Ka em São Paulo, em novembro de 2012, ilustra
reportagem da AP reproduzida pelo jornal Detroit News. Texto aponta que hatch subcompacto europeu
obteve quatro estrelas no Euro NCAP, enquanto a versão nacional ficou com apenas uma estrela no teste
latino -- carros, porém, são de gerações e plataformas diferentes, favorecendo defesa da fabricante
Neste domingo (12), enquanto boa parte dos brasileiros celebrava o Dia das Mães
e/ou acompanhava, na TV ou nos estádios, a decisão dos campeonatos estaduais de
futebol, a imprensa internacional descobriu, reproduzindo texto da agência AP
(Associated Press), que o carro feito e vendido no Brasil é inseguro.
Na reportagem, assinada por Bradley Brooks e intitulada "Carros fabricados no
Brasil são mortais", dados sobre vendas crescentes de carros de passeio no país
(puxadas pela "nova classe média", segundo o autor), números sobre acidentes de
trânsito (com mortos e feridos) do Ministério da Saúde e da própria AP e resultados
das três edições do Latin NCAP (a versão local do programa independente de
segurança automotiva) são comparados para se chegar a um resultado já apontado
por UOL Carros: carros feitos no Brasil não atendem minimamente a requisitos
internacionais de segurança, ainda que suas versões fabricadas e vendidas no
exterior (nos casos aplicáveis) se saiam bem.
Esta conclusão da reportagem da AP não traz novidade em si, ainda que apenas
agora o mercado desenvolvido pareça ter acordado à realidade dos mercados
emergentes. Ela é, de fato, similar àquela apontada anteriormente, em novembro de
2012, pelo Latin NCAP. De acordo com os organizadores do programa de segurança
para Brasil e América Latina, "os carros mais populares estão 20 anos atrasados em
comparação aos dos países industrializados, e abaixo dos padrões globais" (releia
aqui a reportagem (http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2012/11/13/crash-testmostra-carro-brasileiro-atrasado-20-anos-sandero-e-j3-sao-os-piores.htm)).
Na ocasião, UOL Carros ressaltou a medíocre condição de segurança de modelos
fabricados no Brasil com o exemplo do Renault Sandero: produzido no Paraná, o
hatch obteve apenas uma estrela no teste de impacto, enquanto o modelo original, o
Sandero feito pela romena Dacia, obteve em 2008 (ano de seu lançamento) três
estrelas em segurança geral e quatro para crianças, no Euro NCAP.

No comments:

Post a Comment