interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Thursday, June 16, 2005

Poluição na China não atrai protestos

.
.

Poluição na China não atrai protestos 4/16/2005 10:33 AM
Não vimos tendo notícias de passeatas organizadas por ambientalistas em defesa do “aqüífero chinês”. Por que será? Ah! Talvez por que, na China, o direito à manifestação é “monitorado”, coisa que, com certeza, os adeptos da prática de manifestações públicas de protesto concordam plenamente.
Mas, e as manifestações que ocorrem pelo mundo afora, protestando contra a destruição do meio-ambiente em países capitalistas e em desenvolvimento, por que não fazem referência à China? Ou será que, a exemplo do que ocorre com os Direitos Humanos, o que se passa na China não diz respeito à ação das ONGs, “movimentos sociais”, ecologistas e tutti-quanti?
Bom, melhor começarmos a engarrafar a nossa água. Isso poderá vir a ser “um negócio da China”!
BL
China admite que 360 milhões bebem água poluída no país - 23/03/2005
Autoridades em Pequim afirmaram que 360 milhões de chineses na zona rural estão bebendo água poluída. O governo admite também que mais de 70% dos rios e lagos do país estão contaminados. A notícia é mais um sinal de que o governo do Partido Comunista enfrenta dificuldades para encontrar um equilíbrio entre o acelerado desenvolvimento econômico e o impacto ambiental. Os canais chineses estão desaparecendo. As águas dos rios se escurecem com dejetos industriais e esgoto sem tratamento. O total de pessoas ameaçadas pela água que consomem representa um terço da população das áreas rurais.

4/16/2005 10:35 AM
Arsênico O diário oficial "China Daily" afirma que 2 milhões de pessoas já contraíram doenças, entre elas câncer, provocadas pela alta concentração de arsênico na água. A situação também é complicada nas cidades. Nelas, a principal fonte de água são os lençóis subterrâneos. Uma pesquisa recente, porém, mostrou que 95% das amostras analisadas estavam poluídas, algumas delas com esgoto. Um funcionário da organização governamental responsável pela preservação ambiental disse abertamente que a crise é resultado de políticas equivocadas e má administração pública. As autoridades encarregadas de limpar a poluição resultante de décadas de crescimento econômico enfrentam agora a oposição de indústrias poluidoras e governos locais. A atual liderança do Partido Comunista em Pequim já enfatizou a necessidade de preservar o meio ambiente no país, mas os últimos dados sobre poluição da água revelam o tamanho dos estragos até agora.

Fonte: LOUISA LIM da BBC, em Pequim / Folha Online
[http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u40821.shtml via @folha_com]

No comments:

Post a Comment