interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Friday, August 26, 2005

Trânsito

.
.
Bogotá é a nova inspiração para o trânsito de Porto Alegre.

Porto Alegre ainda não terá um sistema viário revolucionário, o que já poderia ter acontecido se as administrações dos 16 anos de reinado do PT não tivessem considerado os automóveis um "meio de transporte egoísta, individual e capitalista", mas a partir deste ano as ações para revolucionar o sistema de transporte da Capital começarão a ser implementadas. . Não é mais possível tolerar que todo o sistema de transportes convirja para um centro degradado, afunilado numa ponta geográfica da cidade e sem escapes viáveis. Diariamente ocorrem 33 mil viagens para o centro de Porto Alegre e 85% delas terminam ali. A região central virou uma grande rodoviária. Ela está enfartando. . A cara da cidade vai mudar.. Os Secretários Municipais de Porto Alegre, Clóvis Magalhães e Luís Afonso Sena, que respondem pelas áreas de Gestão Estratégica e Transportes, respectivamente, receberam a delegação de mudar a cara da cidade, transformando-a numa metrópole de verdade. Eles acabam de voltar de Bogotá. Bogotá é a capital latinoamericana que melhores e mais modernas soluções implementaram para seus sistemas de transporte coletivo. "Em1995 estive lá, no âmbito de estudos que estava fazendo para o Projeto Transmilênio, justamente nessa área, e o que encontrei foi um sistema atrasadíssimo", foi o que disse ontem a esta página o Secretário Clóvis Magalhães. Tudo mudou. Bogotá é agora fonte de inspiração e exemplo.. Um exemplo comparativo com Porto Alegre ? O sistema de ônibus por canaletas (corredores de ônibus) foi introduzido pioneiramente em Porto Alegre, mas ficou nisso, ao contrário de Bogotá. "Eles avançaram enormente na interação entre as plataformas e os veículos, introduzindo sofisticada tecnologia, que não se resume a bilhetagem eletrônica", contou o Secretário Clóvis Magalhães.. O Projeto Transmilênio, desenvolvido pelo Banco Mundial, trata justamente do sistema de corredores de ônibus. É quase um metrô, envolvendo veículos comuns e articulados, correndo em regimes expresso, semi expresso e convencional. É o que funciona em Bogotá. A Prefeitura de Porto Alegre quer implementá-lo em Porto Alegre. . A viagem de Magalhães e Sena a Bogotá deu-se no âmbito de um workshop organizado pelas Diretorias de Transporte e de Meio Ambiente do Banco Mundial. O banco tem linhas de créditos para projetos nessas áreas.
.
.

No comments:

Post a Comment