interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Friday, June 08, 2007

Spetsnaz


Treinamento da tropa de elite Spetsnaz...
Spetsnaz (Войска специального назначения - спецназ/Voisca spetsialnovo naznatchênia - spetsnaz, /ʃpecnaz/ no IPA) é um termo geral para "forças especiais" em russo, literalmente "unidades para fins especiais". Em russo, o termo é usado normalmente para designar forças especiais de qualquer país, mas em outros idiomas é usado exclusivamente para as forças especiais da Rússia.

Spetsnaz pode significar as tropas de elite controladas pelo Serviço de Segurança Federal (FSB) em missões de antiterrorismo e anti-sabotagem, pelo Ministério do Interior (e polícia) MVD, e forças especiais do exército controladas pelo serviço de inteligência militar GRU.

Estritamente, todas as unidades SPETSNAZ operadas pela KGB/FSB são chamadas de OSNAZ, um acrônimo para [voiska] osobovo naznatchênia ou "destacamentos para fins especialis". Estas unidades foram originalmente montadas para uso doméstico contra contra-revolucionários, dissidentes e outros elementos indesejáveis. Sempre houve uma certa quantidade de intercâmbio de pessoal e unidades tanto entre o GRU que controla as SPETSNAZ e o MVD com as OSNAZ MVD e as OZNAZ KGB ou FSB, especialmente entre estes últimos.
As Spetsnaz executam missões de reconhecimento e conflito civil em épocas de paz, bem como de guerra. Por exemplo, sabe-se que o assassinato de Hafizullah Amin, então presidente do Afeganistão, em dezembro de 1979, foi executado por Spetsnaz sob ordens da KGB.

De acordo com Vladímir Rezun, um desertor do GRU que usava o pseudônimo de "Víctor Suvorov", havia cerca de 20 brigadas Spetsnaz mais 41 companhias separadas. Assim, o contingente total de forças Spetsnaz nos anos 1980 pode ter chegado a 30.000 homens.
...
Beslan ainda foi pior do q aquele teatro (gás toxico, era um opiáceo, só q os caras lançaram uma concentração muito alta, um exagero). Em Beslan, eram uns 1200, 1300 reféns e morreram mais de 300. Vi um documentário na GNT. Os Spetsnaz e a Unidade Alfa, de elite, estavam planejando uma invasão, mas o povo da cidade pegou em armas e invadiu de repente o lugar. Aí as forças de segurança tiveram que entrar daquele jeito. A batalha durou horas, morreram 38 Spetsnaz. Sobraram 2 chechenos, q se entregaram. Os caras devem ter transfomado aquilo num forte, cheio de barricadas, pra terem resisitido por tanto tempo. Eles explodiram muitas cargas de dinamite enormes lá dentro, foi a maior confusão. Um dos chechenos até salvou uma criança (parte do grupo nem sabia qual era o alvo, e quando viram q era uma escola, começaram as brigas). Um negociador russo q foi o único a entrar lá e falar com os terroristas ainda conseguiu a libertação de algumas mães com recém-nascidos. As q tinham dois tiveram q deixar um pra trás. As mulheres chechenas, as "viúvas da guerra da Chechênia", todas de preto com explosivos presos ao corpo, também não gostaram de ter invadido uma escola. Uma delas discutiu com o líder e acabou explodindo. Não se sabe se ela se detonou ou se atiraram nela. Mostraram a sala onde ela explodiu, ficou toda vermelha, dava até pra ver os pedaços. A Chechênia é um dos piores lugares do mundo. Mesmo dentro da Al-Qaeda os jihadistas de outros países não gostam deles, porque sua selvageira costuma passar dos limites. E isso pros padrões dos árabes e outros... O líder em beslan era completamente maluco, sorria como se estivesse no céu. Tinha aquela barba enorme, de profeta...
(Enviado por André Balsalobre)

No comments:

Post a Comment