interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Sunday, July 15, 2007

As reclamações do Senhor Presidente

___ Roberto Fendt*


Fez bem o Senhor Presidente em reclamar, em seu programa de rádio desta semana, o “Café com o Presidente”, das críticas ao programa brasileiro de produção de etanol.

Alguém poderá, talvez, julgar um pouco bombástica a afirmação de que os países ricos pretendem formar “um cartel para tentar impedir o Brasil de transformar-se em uma grande nação”. As mesmas críticas ao programa do etanol brasileiro estariam sendo repetidas com relação ao biodiesel. Mas é certo que a busca de soluções alternativas para o problema energético está provocando críticas vindas tanto do Norte como do Oeste.

Estaria ainda mais certo o Senhor Presidente se incluísse entre os que pretendem formar “um cartel para tentar impedir o Brasil de transformar-se em uma grande nação” os governantes de nossos vizinhos Venezuela e Bolívia e o mentor deles, o governante de Cuba, Fidel Castro.

Pois que as mais duras críticas partem justamente desse trio, como já se comentou anteriormente neste espaço. Não interessa a esses caudilhos todos os esforços, nossos e de outros importadores líquidos de petróleo e gás, que venhamos a reduzir nossa dependência energética dessas fontes tradicionais e poluentes.

O que os caudilhos não estão percebendo é que há um leque enorme de opções. A Europa tem 47 gigawatts de capacidade instalada de turbinas eóleas; a demanda é tão grande nos Estados Unidos por essas turbinas que já há uma “fila” para o atendimento da demanda. A França é independente em 70% de seu consumo de eletricidade pela capacidade instalada que tem de fontes nucleares. E por aí vai.

São compreensíveis as reclamações. Afinal, é com a receita da venda de petróleo e gás que esses caudilhos sustentam seu poder. Mas essa capacidade poderá ser significativamente reduzida com a expansão de fontes alternativas, como o nosso programa de biocombustíveis.

Os cães ladram e a caravana passa, como dizia o saudoso Ibrahim Sued.

* Vice-Presidente do Instituto Liberal
12.07.2007

No comments:

Post a Comment