interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Monday, July 16, 2007

Santa Catarina: prestes a entrar no mapa do etanol


Um projeto de aproximadamente R$ 30 milhões está prestes a colocar Santa Catarina no mapa da produção sucroalcooleira. A Energy Sul pretende adquirir o comando da refinaria Usati – que pertence à Cosan – e colocá-la em funcionamento a partir de 2009. “Nossa expectativa é trabalhar com 400 mil toneladas de matéria-prima já no primeiro ano”, adianta Almir José Aguiar, diretor-administrativo da Energy Sul. De acordo com ele, metade desta cana virá dos 144 mil hectares que a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri) irá cultivar no Norte catarinense. A outra metade será adquirida junto a pequenos produtores do Estado. A expectativa é chegar em 2012 com o refinamento de dois milhões de toneladas de cana.

Apesar das dimensões do projeto, há quem diga que a produção de cana-de-açúcar em solo catarinense enfrentará restrições. “No caso do açúcar, enquanto São Paulo colhe 10,5 quilos por hectare, em Santa Catarina a média é de 5,4 quilos”, declara Herbert Hentschel, especialista da Epagri em tecnologia de produção de cana-de-açúcar e derivados. Na avaliação dele, o Estado trabalha com cerca de 65% da produtividade dos canaviais paulistas. O motivo para esta defasagem em relação a outras regiões brasileiras se deve à baixa luminosidade nos meses do outono e do inverno. “A cana-de-açúcar possui uma temperatura mínima para o crescimento que é de 19ºC a 20ºC graus”, explica o técnico.
Para o diretor-administrativo da Energy Sul, as restrições não passam de mito. “Há, na região de Guaramirim, produtores que colhem 80 toneladas de cana por hectare a cada ano – a mesma média das culturas paulistas”, relata Aguiar. O empresário destaca que o álcool usado como combustível para automóveis, em Santa Catarina, é 25% mais caro do que para quem abastece em São Paulo. “Este diferencial já garantiria o sucesso do empreendimento da Energy Sul”, declara. A empresa pretende vender e produzir álcool, energia elétrica e açúcar orgânico com a intenção de atender o Sul do país, além de exportar para Europa e Japão. (Júlia Pitthan)

http://amanha.terra.com.br/ - Newsletter diária n.º 997 - 16/07/2007

No comments:

Post a Comment