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O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Thursday, August 30, 2007



As muitas rodovias auto-sustentadas pelo mundo têm gerado experiências diversas que nos mostram que a parceria com a iniciativa privada pode ser feita de várias maneiras e por vários objetivos.
Há países que usam a cobrança de pedágio para diminuir congestionamentos, outros querem também diminuir a emissão de poluentes em áreas centrais da cidade. Mas, o mais comum é que a cobrança de pedágio seja feita por falta de recursos públicos para investimentos em infra-estrutura, como acontece no Brasil.
Aqui, o modelo de concessão de rodovias para a iniciativa privada com cobrança de pedágio existe há mais de dez anos e deve ser ampliado com a concessão de 2.600 quilômetros de rodovias federais para a iniciativa privada e com o pedagiamento do trecho oeste do Rodoanel, entre outros projetos.
Com a expansão do setor no mundo e no Brasil, a troca de experiências com outros países vem sendo fundamental para novos avanços tecnológicos. Em outubro, os profissionais do setor privado e estatal de rodovias terão uma excelente oportunidade para conhecer exemplos internacionais. África do Sul, Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Inglaterra e Suécia estarão presentes no 5º CBR&C 2007 – Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões, que será realizado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias - ABCR, com a participação da ITS Brasil - Associação de Sistemas Inteligentes de Transporte do Brasil, de 4 a 6 de outubro, em Campinas (SP), no The Royal Palm Plaza. Ao todo, serão nove palestrantes internacionais.
Os Estados Unidos são o país com maior número de palestrantes no CBR&C, com quatro especialistas. Kevin Charles Abbey, da Penn State Institutes of the Environment, apresentará a experiência do uso de pneus usados como sub-base do pavimento. Maggie Cortez Kirkpatrick e Teresita Garcia, da Miami-Dade Expressway, mostrarão o case “Conversão para um sistema de pedagiamento totalmente eletrônico”. E Chris Winckler, cientista e pesquisador do Instituto de Pesquisa de Transportes da Universidade de Michigan (USA), apresenta a palestra “Combinação de veículos e acoplamentos: características técnicas, dinâmica veicular e aspectos ligados à segurança”.
Da África do Sul virá Paul Nordengen, líder do Grupo de Pesquisa de Sistemas de Gerenciamento de Malha do Conselho para Pesquisa Industrial e Científica em Pretória. Ele será o palestrante da Mesa Redonda que vai discutir “Padrões para auto-regulação e desempenho de veículos: quais as lições aprendidas?”. Nordengen está profundamente envolvido com sistemas de gerenciamentos de pontes, sistemas de controle de sobrecarga em veículos de grande porte e auto-regulação em veículos de transporte pesado, além de ser vice-presidente da Associação de Rodovias da África do Sul e vice-presidente do IFRTT - International Forum for Road Transport Technology para países em desenvolvimento.
Da Espanha virá Antonio Martín Crisenti, da INDRA, empresa de tecnologia de informação. Ele mostrará o case “HORUS – Uma aplicação de ITS (sistemas inteligentes) no Túnel M-12, o mais seguro da Europa”.
David Cebon, da Universidade de Cambridge (Inglaterra), será o palestrante da Sessão Plenária que vai discutir “Interação entre o veículo e a superfície de rolamento: uso de pneus wide-single e o impacto no pavimento”. Cebon é professor de Engenharia Mecânica na Universidade de Cambridge e membro da Real Academia de Engenharia.
Anders Lundström, chefe dos Estudos de Viabilidade e Definição de Veículos do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania, em Södertälje (Suécia), estará na Mesa Redonda que vai discutir “Capacidade de tração e frenagem de veículos pesados: tendências internacionais”.
Além disso, Alain Stiot, da empresa alemã Toll Collect, responsável pela arrecadação de pedágio na Alemanha, vai mostrar a experiência do País na cobrança de pedágio de caminhões por distância percorrida. Em 2006, a Toll Collect arrecadou 3,08 bilhões de euros (cerca de R$ 8,2 bilhões) e ultrapassou o valor arrecadado por todas as concessionárias brasileiras no período, que foi de R$ 5,5 bilhões.
CBR&C e BRASVIAS
O CBR&C reunirá dirigentes e técnicos das concessionárias, representantes de órgãos públicos e de empresas de engenharia, fornecedores e representantes do setor em outros países, além de integrantes da comunidade acadêmica. Paralelo ao CBR&C, acontecerá a BRASVIAS 2007 - Exposição Internacional de Produtos para Rodovias, que mostrará o que há de mais avançado em produtos usados na construção, conservação e operação de rodovias. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site http://www.cbr-c.com.br/.
LOCAL E DATA
O CBR&C 2007 e a BRASVIAS 2007 serão realizados em Campinas (SP), no The Royal Palm Plaza Hotel Resort, que fica a 90 km de São Paulo. Considerado um dos melhores do Brasil, está situado no Estado com a maior rede rodoviária pavimentada e concedida do país. Para conhecer melhor o local do evento, visite o site http://www.theroyal.com.br/.

Por Assessoria de Comunicação - ABCR - Selma Bellini
Link(s) Relacionado(s): http://www.theroyal.com.br/ http://www.cbr-c.com.br/ http://www.abcr.org.br/

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