interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Thursday, December 20, 2007

Homem do ano


Engraçado essa do Putin afirmar que os EUA desestabilizam outros países. Não se trata de uma posição visceral minha do contrário, mas negar a força desestabilizadora da Rússia contra países de seu entorno (crise das armas nucleares com a Ucrânia, o caso da infiltração de russos e chechenos na Geórgia, a guerra da Chechenia etc.) é que é dose.
Mas, tenho que admitir: esse nêgo é muito bom em introjetar dúvidas nos iranianos sobre o relatório da CIA que fala que o Irã não tem um programa nuclear bélico como sendo uma mera dissimulação para proceder a um ataque. Se Washington, segundo ele, usa essa tática, Putin por sua vez lança desconfiança entre a capital americana e Teerã ao acordo sobre o Iraque. O cara é xarope mesmo, mas consegue se enfiar entre dois negociadores e dizer "eu digo a verdade" ocultando outras tantas.
Gostei da conclusão da Stratfor de que se os EUA ficam amarrados com o Golfo Pérsico, Moscou tem as mãos livres para operar nas suas fronteiras. Mas, por outro lado se "gostei" não quer dizer que "botei fé". É um tanto otimista, demais... Aquelas fronteiras não são simples centenas de quilômetros com um México da vida. É uma mixórdia de mundos, crenças, fé, fanatismo onde o desejo maior não é migrar para um país desenvolvido atravessando o deserto, mas sim se separar e tomar o que os russos acham seu maior capital, o território. E por ironia do destino, por mais que os iranianos digam que nem estão aí pro armamento bélico, os russos não entregam combustível nuclear pros caras agora? Putin é mesmo um mestre da cizânia.


E isto ao mesmo tempo em que posa de aliado de Washington! Baita jogo! É de tirar o chapéu para esse safado. Interessante a cara-de-pau total do neoczar: Geórgia e Ucrânia não podem vir a integrar a OTAN porque ameçaria a soberania russa. Ora, o sujeito deixou explícito que enxerga o território dos vizinhos como seu! Não fez nenhuma misancene, fala mesmo como um imperador de estepes, óleo e mísseis.
E como bem sugere o analista, nada de falar de Kosovo e seus muçulmanos, apenas defende os "irmãos eslavos" da Sérvia contra uma "ameaça ocidental". Mas, é aí mesmo que ele terá que provar força e se mostrar como mais que um blefador. No mais, precisaríamos de marketing assim por aqui...

1 comment:

Anonymous said...

Ha, ha, gostei dessa foto.

Ele parece até um vilão de James Bond.

Sinistro...

Post a Comment