interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Sunday, February 17, 2008

Kosovo independente: prós e contras


Putin diz ter plano, caso a independência do Kosovo seja reconhecida pela ONU.



[Entenda a disputa nos Bálcãs de fins do século XIX aos dias atuais aqui.]


Kosovares muçulmanos de origem albanesa, que correspondem a 90% da população da região atacaram manifestantes sérvios nos anos 80, o que levou o então presidente sérvio Milosevic a ameaçar a etnia majoritária.



Embora os EUA e a maioria dos países da UE proponham o reconhecimento de um Kosovo independente, alguns países da comunidade européia são contrários: Eslováquia, Espanha, Grécia, Chipre e Romênia.


Reuters
Albaneses do Kosovo exibem bandeiras a dias de província anunciar independência




...



O plano de Putin, provavelmente, consiste no corte de fornecimento de energia da Sérvia ao Kosovo, mas isto também atingiria a Macedônia, país vizinho e ex-república iugoslava. Cerca de 40% da energia da recém auto-declarada república independente nos Bálcãs depende da Sérvia. Isto seria o suficiente para devastar sua economia e fazê-los padecer de frio no inverno daquela região montanhosa.


À Macedônia ainda existem alternativas, como importar energia da Bulgária ou da Grécia. No entanto, a própria Grécia não tem uma fonte de abastecimento estável e, vez por outra, vive às voltas com blackouts. Já a energia da Bulgária teria que passar pelos mesmos ramais sérvios. O Kosovo, por sua vez, poderia importar a sua da Bósnia, mas esta teria que passar pelo Montenegro, república até bem pouco tempo unificada à Sérvia e dominada pelo Republika Serbian - Srpska - e que conta com uma infra-estrutura sofrível. Ainda, tanto as redes de eletricidade kosovar e macedônia não apresentam compatibilidade com outras tendo que criar alguma forma de adaptação em um curto período.


Se a Sérvia não tem, efetivamente, como fazer a roda da história girar para trás, sua expectativa consiste no desgaste ao levar kosovares a migrar para a Albânia. Nuvens negras no front...

No comments:

Post a Comment