interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Thursday, August 14, 2008

Entre a torcida e o impedimento

Sim, é estúpido torcer contra uma tendência positiva do aumento da classe média apenas porque este governo é do PT. Porém, não é errado questionar o como isto se dá. Se 60% da economia brasileira tem se caracterizado pela informalidade, como podemos inferir o tamanho real de nossa classe média ou de qualquer outra classe social?

Não incorro em academicismo, se trata apenas da busca pela verdade. Assim como a possibilidade de que o "aumento da classe média" possa ser apenas reflexo do achatamento do padrão de vida da classe média que tínhamos antes da contabilização das classes baixas após a distribuição de bolsas-família. Ou seja, o que talvez tenhamos seja uma uniformização das classes com uma redução da renda média geral. Levando-se em consideração apenas o estrato inferior, fica fácil concluir que tudo melhorou. Claro que esta segunda hipótese pode nem ser cogitada, devido a sua inconveniência...

Acho que para estes dados terem maior validação, tinham que vir acompanhados de outros buscando abranger o aumento (ou possível redução, se for o caso) da informalidade. Se esta aumentou, qualquer inferência sobre "aumento da classe média" tem que ser acompanhada de reticências.

De qualquer forma, vale a pena ler o texto abaixo:

É a classe média, estúpido!

Jornal de Uberaba

No comments:

Post a Comment