interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Tuesday, September 09, 2008

Poluição atmosférica


Cada problema resolvido tem como resolução a criação de outro problema. Este é o caso da poluição atmosférica em Londres que até 1930 ceifava a vida de mais de 64.000 pessoas por ano. A solução para o problema foi ‘deslocada’. No caso, os britânicos construíram chaminés altíssimas por onde a poluição era emitida e dispersa por centenas de quilômetros. O smog (smoke + fog) ia parar na Escandinávia ocasionando a famigerada chuva ácida.

O que se vê é que a solução inicial se torna um problema posterior. Mas, a questão não termina aí... Como este impacto ambiental se dava além fronteiras se tornou um problema de estado. Urgia, portanto, uma solução ao novo problema. Se não definitiva, ao menos mais eficaz, o que foi alcançado com a colocação de filtros nas chaminés.

O subproduto destas é a pasta de enxofre, que quando removida constitui grave ameaça à saúde. Visto isso ficamos com a sensação ruim e pesarosa de que o gênero humano não tem jeito mesmo. Mas, o que faltou dizer, é que a proporção de mortes entre um tipo de impacto e outro: enquanto que mais de 64.000 morriam todos os anos com chaminés sem filtros no Reino Unido, depois de sua adoção, as mortes por câncer causadas pelos depósitos de pasta de enxofre eram uma a cada meio século.

Isto mesmo, a tão letal pasta de enxofre, o resíduo da poluição é pouco incidente por que não é jogada ao deus dará na natureza, mas acondicionada em local apropriado. Esta é a questão: estamos melhorando muito em relação ao meio ambiente, embora não tenhamos atingido a perfeição.


Baseado em Lomborg, 2002, pp. 13-14.

No comments:

Post a Comment