interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Sunday, October 26, 2008

Relações entre estados

Territoriais
O movimento de bens e pessoas entre os países define como sua fronteira é constituída. Um exemplo é a fronteira entre Finlândia e URSS durante a Guerra Fria, que passou por forte regulação. Ou a formação de "estados-tampão" como o Uruguai entre Argentina e Brasil; Finlândia entre Otan e o Pacto de Varsóvia; Suíça etc.
Econômicas
Acordos comerciais internacionais podem ser importantes na medida em que recursos encontrados em alguns países sejam suficientes para o desenvolvimento de alianças internacionais. Exemplos não faltam: desde os depósitos de manganês no Transcáucaso sob poder soviético; manganês no Amapá e assédio americano; petróleo saudita e invasão do Iraque (objetivando reduzir a crescente influência waabita) etc.
Políticas
A influência política pode variar da mais direta, como a relação entre o império e suas colônias, áreas sob ocupação até as indiretas, como várias formas de influência ou barganha econômica. O domínio francês na Ásia e África (assim como o americano na Australásia) diferem, mas representam um continuum ao atual grau de influência francesa nas ex-colônias através de benefícios, subsídios, acordos e privilégios. Claro que isto não deixa de ocorrer sem uma "via de mão-dupla" com uma forte influência nas lideranças políticas locais e sua própria formação.
Estratégicas
Acordos de segurança não influenciam apenas os países signatários, mas a região circunvizinha, bem como outras mais distantes fisicamente. A unificação de vários principados alemães em 1871 encorajou a formação de várias alianças européias temerosas do crescimento de seu estado. Analogamente, a expansão da Otan no leste europeu parece estar levando a uma movimentação (e ascensão) do poder russo e novas negociações com a Europa Ocidental, particularmente, a França.
...
Adaptado de An Introduction to Political Geography: Space, Place and Politics
Por Martin Jones, Rhys Jones, Michael Woods, Mike Woods
Publicado por Routledge, 2004.

No comments:

Post a Comment