interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Friday, March 20, 2009

Corrupção mexicana e narcotráfico cubano[i]



O refugiado cubano que conseguir chegar às praias americanas recebe asilo automático por um ano que se pauta em uma revisão de 1995 da “Lei de Ajuste Cubano de 1966”. Conhecida como “Wet-Foot, Dry-Foot”, a política de refugiados cubanos diz que são devolvidos ao seu país se forem apanhados pela guarda costeira. Mas, se o cubano pisar na praia (dry-foot), normalmente, é concedido asilo político. Assim, lhe é permitido ter residência após um ano e um dia ser processada a lei. Um exame médico completo e uma avaliação de ameaça terrorista iniciada pelo Immigration Customs Enforcement (ICE).

As restrições técnicas da polícia resultam num lucrativo contrabando para o Cartel do Golfo do México (Los Zetas), que oferecem aos cubanos, transporte e função de ‘coiotes’ para envio da droga a partir do resort mexicano de Cancun ao Texas.

Organizações do sul de Miami – Alpha 66 e a Cuban American National Foundation (CANF) – são classificadas como ‘terroristas’ pelo governo cubano, acusadas de pagar taxas de US$ 7.000 por cada imigrante cubano aos Los Zetas.

Ambos os grupos recebem dinheiro de familiares e amigos para ajudar seus compatriotas a ganhar passagem aos EUA através do México. Mas, se capturados, os contrabandistas podem ganhar dez anos de prisão em Cuba.

Proprietários de barcos de alta velocidade que os têm ancorados em uma base regular são alvo de roubo por contrabandistas. Quando estão abastecendo em algum ponto do Golfo do México são interceptados e os contrabandistas são levados à região mexicana de Quintano Roo.

Frequentemente, a marinha mexicana apreende o traficante e os cubanos. O barco é então, confiscado e colocado na base naval em Isla Mujeres.





[i] Adaptação de Cuban Refugees Locked-in with Mexican Corruption de Dave Bertrand.

No comments:

Post a Comment