interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Sunday, June 25, 2006

Drogas na Colômbia

.
.

20 de junho, 2006 - 18h45 GMT (15h45 Brasília)
Colômbia registra aumento no cultivo de coca

A Colômbia recebe US$ 600 milhões por ano em ajuda dos EUA para combater o tráfico


A produção de coca na Colômbia registrou um crescimento de 8% em 2005, o primeiro aumento em cinco anos, segundo a Agência de Drogas e Crime da ONU.

A produção de coca, a matéria prima para a fabricação da cocaína, chegou a 86 mil hectares em 2005, segundo a ONU.

Apesar do aumento, este número representa metade do cultivo registrado na Colômbia em 2000, quando chegou a 163 mil hectares.

Anja Korenblik, uma das autoras do relatório, afirmou que a Colômbia precisa de mais ajuda internacional para encontrar alternativas para o sustento de ex-agricultores plantadores de coca.

Desde 2000 os Estados Unidos gastou mais de US$ 4 bilhões na luta contra o tráfico de drogas na Colômbia. Entre as estratégias está a pulverização de herbicidas para exterminar as lavouras e também medidas de segurança.

Mas apesar destes esforços a área cultivada com coca na Colômbia aumentou em 6 mil hectares entre 2004 e 2005, segundo a ONU.

Cartéis

"Na Colômbia, em 2005, encontramos 86 mil hectares de coca, um aumento de 8% em comparação a 2004, quando tínhamos 80 mil hectares", disse Korenblik à BBC.

"Isto é quase a metade do cultivo no ano 2000 quando existiam mais de 160 mil hectares, então é uma queda impressionante", afirmou.


Korenblik disse que a pesquisa mostrou mais que é necessária mais ajuda econômica para agricultores pobres que cultivam coca para os cartéis de drogas.

"O que é necessário é que a comunidade internacional apóie a Colômbia para identificar fontes alternativas de sustento para ex-cultivadores de coca", disse.

"Isto não está acontecendo e, provavelmente, é a razão pela qual é difícil para todos os países andinos consigam manter a redução do cultivo de coca", acrescentou.

A Colômbia ainda é o maior produtor de cocaína. Mas, sua fatia na produção mundial caiu de 74% em 2000 para 54%.

A produção de coca no Peru e na Bolívia caiu em 8% e 4% respectivamente em 2005 segundo o relatório da ONU.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/06/060620_colombiadrogasonufn.shtml

.
Parece que o governo colombiano gostou e viciou (desculpe-me o trocadilho) no subsídio americano...
a.h
.

No comments:

Post a Comment