interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Tuesday, December 12, 2006

Tratamento de esgotos e mercado


.
Tratamento de efluentes: uma oportunidade de negócio

Esgoto, uma oportunidade de investimento
Quem disse que esgoto não vale nada? Para a Construtora Tedesco, de Porto Alegre, o esgoto é uma oportunidade de negócios. Atenta ao crescente investimento em infra-estrutura ambiental, a empresa fechou uma parceria com a Puritech Projetos e Equipamentos de Defesa Ambiental, especializada no tratamento de esgotos sanitários e industriais. A companhia paulista disponibilizará sua experiência técnica para a construção de futuras Estações de Tratamentos de Efluentes (ETE´s) no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. "Os recentes acontecimentos no Rio dos Sinos mostram a importância de evitar o impacto ambiental e projetar empreendimentos com responsabilidade", destaca Pedro Tedesco Silber, diretor da construtora. Recentemente, o descarte inadequado de resíduos químicos arrasou a fauna em uma faixa de 200 quilômetros do Rio dos Sinos, no interior no Rio Grande do Sul.
Silber acredita que há um mercado muito grande para novos negócios na área ambiental, pois todas as empresas que passam pela certificação ISO 14000 são obrigadas a fazer o tratamento de efluentes. "Toda companhia é responsável pelo dejeto que ela gera", relata. Victor Jaworski, diretor da Pluritech, sustenta a idéia de que o mercado de tratamento de esgotos ainda tem muito a crescer. Segundo ele, 70% do esgoto é coletado no Brasil – mas apenas 8% desse total é tratado.
Para tratar o esgoto, a Puritech utiliza bactérias naturais que se alimentam dos resíduos. Como resultado da operação, resta água, gás carbônico e sais minerais. "Essa água pode ser reutilizada em outros processos", informa Jaworski. Segundo ele, o índice de purificação fica entre 95% e 97% do total do esgoto. "O restante é um lodo que também é utilizável no processo de endurecimento da indústria cerâmica", afirma. O sistema já despertou o interesse de alguns investidores na capital gaúcha e, segundo Silber, os primeiros empreendimentos serão realizados em 2007. "É um sistema que interessa tanto o poder público quanto a iniciativa privada", ressalta Silber. (Guilherme Damo)
Links relacionados:Construtora TedescoPuritech


http://amanha.terra.com.br/ - Newsletter diária n.º 855 - 12/12/2006

No comments:

Post a Comment