interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Thursday, July 12, 2007

Giro

http://www.opiniaoenoticia.com.br/


Canadá quer garantir sua soberania no Ártico
12/07/2007
Stock.Xchng

O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, fez alerta aos países com interesses nas reservas de óleo do oceano ártico.
“O Canadá tem direito de defender sua soberania sobre o ártico”, declarou o premier. Harper anunciou que oito navios militares de patrulha seriam convertidos para uso sobre camadas de gelo, com até um metro de espessura.
Além disso, seria criado um novo porto em águas-profundas para atender aos navios, totalizando US$ 6,6 bilhões em investimentos.
A mensagem do Canadá é um sinal de que o vasto oceano no pólo norte está se aquecendo, tanto devido ao aquecimento global, como através de disputas políticas.
Outros países que declaram ter direitos sobre a região são EUA, Rússia, Dinamarca, Suécia, Noruéga e Finlândia.



Mar Aral se recupera em parte
11/07/2007
Durante décadas, o Mar Aral estava destinado à morte e desertificação, devido ao desvio dos rios que o abasteciam para irrigar plantações de algodão do Cazaquistão e do Uzbequistão.
Mas agora, pelo menos parte do mar está se recuperando, oferecendo a vilarejos, como o de Seytpembetov, uma vida renovada.
Joop Stoutjesdijk, engenheiro-chefe de irrigação do Banco Mundial, afirma que a recuperação demonstra que é possível reverter um dos piores desastres ambientais da história. Mas alerta que o mar não voltará a ser o que era.



Maconha se expande na França
11/07/2007

Segundo o Observatório Francês de Drogas e Toxicomanias, a França tem quase quatro milhões de consumidores da droga.
Desses usuários, 1,2 milhão faz uso da maconha regularmente e 550 mil são usuários cotidianos. Os novos dados colocam a França entre os países europeus que mais consomem a droga, ao lado da República Tcheca, da Espanha e do Reino Unido.
São os jovens, de todas as classes sociais, o grupo que mais experimenta a maconha. Desde 2000, o uso regular da erva é quase o mesmo que do álcool.



Brasil e Bolívia farão hidrelétrica binacional
12/07/2007
A idéia é construir em conjunto com o governo boliviano uma hidrelétrica no rio Mamoré, na divisa com o país.

O projeto da nova usina já está em estudo pelo governo. Deve ter capacidade para produção de 3 mil MWs, metade da capacidade projetada das usinas do rio Madeira.




Zimbábue
Um país miserável
12/07/2007
Anos de crise econômica, provocados por governos corruptos, tornaram o Zimbábue (antiga Rodésia) um país cada vez mais miserável.
A população vem sendo dizimada pela fome, pela pobreza e pela Aids. Estima-se que três milhões de pessoas tenham emigrado, e a expectativa de vida caiu para índices medievais.
Esta semana, o arcebispo católico, Pius Ncube, o representante mais forte da oposição no país, descreveu a situação econômica como “ameaçadora”. O arcebispo também cobrou dos estrangeiros -- principalmente da Inglaterra, antiga colonizadora -- algum tipo de intervenção externa para retirar o atual presidente, Robert Mugabe.
No entanto, parece que falta vontade aos estrangeiros de tirar Mugabe do poder, ou faltam meios efetivos de derrubá-lo.



Intolerância à liberdade
12/07/2007

Dados do Centro Religioso para Liberdade e de outras organizações mostram que Coréia do Norte, China e Irã são os países mais intolerantes à liberdade religiosa, política e civil. Nos EUA, há mais respeito pela liberdade individual. No entanto, em alguns países europeus e em outros como Índia e Indonésia, ficou demonstrado que a tolerância aos direitos civis e políticos não corresponde à liberdade religiosa.


No comments:

Post a Comment