interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Wednesday, January 02, 2008

Novas tecnologias e leis na Europa

Brasil, Quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 - 1h11min - Ano 5
Três cidades alemãs (Berlim, Hannover e Colônia), determinaram que, a partir de 1º/01/2008, estão proibidos de circular pelo centro urbano automóveis que não tenham o "selo ecológico". A marca atesta que os veículos têm catalisador ou filtro de diesel. Com isso, as autoridades da capital e as outras duas cidades pretendem reduzir a poluição atmosférica no centro urbano. Para isso, criaram as zonas de proteção ambiental em um amplo raio do centro. No caso de Berlim, estima-se que aproximadamente 80% do total de 1,2 milhão de autos já têm o selo. Os motoristas tinham até o final de 2007 para adquirir as certificações a tempo. No entanto, as autoridades da capital advertiram que haverá uma margem de tolerância ainda em todo o mês de janeiro de 2008, antes que comecem a ser multados com taxas de 40 euros (R$ 103,6) os veículos que circularem pelo centro sem a placa correspondente.
Uma empresa da Holanda desenvolveu uma técnica para utilizar o calor armazenado no asfalto de estradas e estacionamentos para aquecer casas e escritórios. Dada a crescente preocupação com o aquecimento global, o sistema desenvolvido pela Ooms Avenhorn Holding BV já não parece tão "maluco" quanto parecia quando foi idealizado, há 10 anos. Atualmente, a energia solar coletada de uma faixa de asfalto de estrada de cerca de 182 metros e um pequeno estacionamento ajuda a gerar energia elétrica para 70 apartamentos de um prédio na cidade de Avenhorn, na Holanda. Já um centro industrial com quase 15 mil metros quadrados na cidade de Hoorn recebe a energia de mais de 3 mil metros quadrados de asfalto. Além disso, as passarelas de asfalto presentes em uma unidade da Força Aérea holandesa estão sendo utilizadas para gerar energia para um hangar. O sistema Road Energy System é um dos modos pelos quais os cientistas estão tentando aproveitar a energia solar, considerada uma das mais abundantes, renováveis e acessíveis formas de energia. Entretanto, atualmente a energia solar é responsável por apenas 0,04% da energia global. O resultado pode ser explicado pelos altos custos de produção dessa energia e pela pouca eficiência energética dos sistemas que a utilizam atualmente.
...
Com ou sem "aquecimento global antrópico", o fato é que a tecnologia se desenvolve para atender a demanda dessa "percepção do problema" e, seja lá o que for, como é mais uma alternativa, ela é bem vinda.
Mas, só com senso de justiça, tal qual nas cidades alemãs mencionadas acima, qualquer sistema pode vingar junto ao mercado. O mercado por si só é importante, mas não suficiente para combater externalidades negativas.

No comments:

Post a Comment