interceptor

Novas mensagens, análises etc. irão se concentrar a partir de agora em interceptor.
O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Monday, December 22, 2008

Elástico Térmico



Como afirmar o aquecimento térmico se em um país tão estreito como o Chile temos aumento no interior e estabilização no litoral?

Segundo Patrício Aceituno, meteorologista da Universidade do Chile, a “fase temperada” do clima mundial vai acabar. Como o ano de 2008 foi considerado o 10º mais quente desde o século XIX e agora estamos em fase de resfriamento pelo terceiro ano consecutivo, o pesquisador considera que entraremos num ciclo de aumento da temperatura marcada por avanços e retrocessos.

Indícios neste sentido estariam sendo observados com altas temperaturas na Europa e um inverno pouco rigoroso na Escandinávia. Na América do Sul também estaríamos assistindo a um avanço térmico consistente com médias, três graus maiores em grande parte da Argentina, Uruguai, Paraguai, sudeste boliviano e sul brasileiro.

Porém, no mesmo período, a Escandinávia sofreu com frio extremo e se, desde os anos 80, uma tendência de aumento de 0,5 a 0,7 graus foi registrada no interior chileno, o mesmo não se observou em sua zona costeira.

1 comment:

Unknown said...

Caro Anselmo,

É legal sua persistência.

A frente fria que veio do Ártico e instalou-se na América do Norte vai dar o que falar.

Quero ver defenderem a hipótese de aquecimento global em fins de janeiro de 2009.

O norte do continente americano parece que vai congelar, se olharmos os mapas meteorológicos.

O pessoal que segue o "Al-Goritmismo" vai quebrar a cara, porque os oceanos não estão esquentando e portanto não está havendo quebra do mecanismo da corrente subaquática do Atlântico.

A Terra está esfriando simplesmente porque a atividade magnética solar quase que cessou.

O planeta está exposto a outras radiações, vindas do espaço exterior (raios cósmicos). Ao que parece, essas radiações influem diretamente na formação de nuvens na atmosfera. Mais nuvens, mais frio, mais chuva, mais neve.

Abração,

Miguel

Post a Comment