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O presente blog, Geografia Conservadora servirá mais como arquivo e registro de rascunhos.
a.h

Friday, May 08, 2009

Integração, comércio e rios



Nos viciamos em falar mal do país, mas neste post pretendo fazer alguma justiça. Um dos projetos mais eficazes... Na verdade, uma das ações mais eficazes ao desenvolvimento do país foi a Hidrovia Tietê-Paraná que enriqueceu o interior paulista e parte do Brasil Central (e o país inteiro, consequentemente). Obras assim tendem a ter consequências que se espalham por cadeias produtivas gerando empregos e dignidade que programas assistencialistas jamais sonharão em fazer. Se avaliarmos em termos diretos, cerca de 10% da população paulista foi diretamente beneficiada. Mas, como podemos imaginar e inferir, muito mais cidadãos brasileiros tiveram benefícios com a veiculação de sua produção, turismo etc. a baixos custos.
Itaipu
A estratégia militar almejava trazer o Paraguai para nossa órbita de influência, alijando a Argentina de entrar politicamente no Chaco (Paraguai e Bolívia). Ilhotas em litígio por Brasil e Paraguai foram também submersas, acabando assim com o problema e criando uma dependência energética do Brasil. E, como subproduto, ainda ganhamos uma "bomba hidráulica" a ameaçar cidades ribeirinhas argentinas. Muito embora, não detivesse o efeito que os mais alarmistas dos hermanos divulgaram à época, como "capaz de submergir a Argentina".
Hidrovia Paraguai-Amazonas-Orenoco
Como não dá pra transpor o lago de Itaipu... Nada impediria uma baldeação que, de subproduto prá lá de desejável também renderia um incremento do turismo local. E imagine... Um canal comunicando a Bacia do Paraguai a do Amazonas (projeto engavetado de FHC). Com direito a cruzeiro de Buenos Aires ao Caribe após subir o Rio Negro que poderá se comunicar do mesmo modo com o Orenoco passando pelo Pantanal e pela Amazônia. Quantos dólares e euros sustentáveis não atrairão pousadas e comércio para o centro da América do Sul?

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